Sem categoria

Uruguai caminha para eleger 2º líder de esquerda neste domingo

 Os principais institutos de pesquisa do Uruguai dão como certa a vitória do candidato José Mujica, da Frente Ampla (FA), no segundo turno das eleições no próximo domingo (29). Se o resultado se confirmar, Mujica poderá se converter no segundo presidente da história do país que representa uma coalizão de centro-esquerda.

José Mujica foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros antes da ditadura militar de 1973 e foi preso durante anos em um poço. Nos últimos anos, foi o legislador mais votado da FA e ministro da Agricultura do governo de Tabaré Vázquez. 

As consultorias atribuem ao candidato governista uma porcentagem de intenção de voto praticamente idêntica àquela obtida pelo atual presidente Vázquez, em 2004: 51%, contra 41% que teria o opositor, Luis Alberto Lacalle, ex-presidente pelo Partido Nacional na década de 1990. 

No primeiro turno, realizado em 25 de outubro, a FA obteve a maioria parlamentar com 48% dos votos. Superou, portanto, a soma dos votos dos partidos majoritários da oposição: o Partido Nacional (28%) e o Partido Colorado (18%). 

Encerramento das campanhas 

No Uruguai, vigora a partir de hoje (28) a proibição da propaganda eleitoral e a divulgação de informações de caráter político-partidário. Ontem à noite, a FA realizou o último ato com as mesmas características das mobilizações governistas durante a campanha eleitoral: uma presença secundária dos dirigentes e uma participação ativa da militância e, especialmente, dos jovens. 

As mobilizações mais importantes da FA tiveram como protagonistas as autodenominadas “redes frenteamplistas”: grupos de jovens conectados pela internet e que utilizaram este meio, além de telefones celulares, para convocar marchas e concentrações. 

A criatividade foi outro aspecto que marcou as atividades: costuraram com retalhos de telas a maior bandeira que a FA já teve, com um quilômetro de largura e que precisou de pelo menos 300 pessoas para transportá-la. Com ela, percorreram o país, soltaram balões e, ontem à noite, lotaram a praia de Parque Rodó. Também foi improvisado um baile à luz de velas, do qual participaram crianças, jovens e idosos. Mujica passou para saudá-los, mas se retirou rapidamente. 

O encerramento da campanha do Partido Nacional foi mais tranquilo. O candidato Lacalle se limitou a colocar flores aos pés do monumento do herói nacional José Artigas, no centro de Montevidéu. Ele foi acompanhado pelo líder colorado, Pedro Bordaberry, seu aliado no segundo turno. 

O nacionalista pediu que se respeitasse “em paz e com tolerância” o resultado de domingo. A oposição apelou durante a campanha à falta de segurança e prometeu grandes cortes nos impostos. Como último recurso, tentou vincular um arsenal de guerra encontrado com Mujica. Mesmo assim, Lacalle não conseguiu absorver a totalidade dos votos do Partido Colorado. 

Por seu lado, Mujica afirmou que não se sente ainda ganhador e expressou seu temor de que os resultados das pesquisas dêem “a sensação de que está tudo conquistado” e as pessoas “não se preocupem” em ir votar, apesar de o voto ser obrigatório no Uruguai. 

A Corte Eleitoral estima que os resultados sejam divulgados por volta das 21 horas do domingo.

Fonte: Opera Mundi