Sem categoria

Por um balanço das propostas da Confecom

A velha mídia não percebeu a abrangência da Confecom. Não entendeu que, agora, os atores são diversificados: velha mídia, nova mídia, empresas de telecomunicações, movimentos sociais, ONGs etc. A nova era exigirá alianças, pactos contra monopólios e excesso de poder de determinados setores, regras claras de universalização, incentivo à inclusão digital. A velha mídia está fora do jogo por decisão própria.

Por Altamiro Costa, no blog do Nassif

Nos próximos anos, ela será apenas um retrato na parede, uma lembrança com alguma participação ainda no mercado de opinião, mas inexpressiva: mais um agente em um mercado que será disputado por grupos imensamente maiores e redes sociais imensamente mais amplas.

Esse desenho será fundamental para o país que se pretende ter nas próximas décadas. Vamos começar, então, a juntar material e a sistematizar os temas que definirão a Confecom.

Claro que é preciso radicalizar a democratização do setor das comunicações no Brasil, mas nessa diversidade toda, é necessário um mínimo de unidade. Mas essa unidade virá da dialética das discussões e propostas – quase três centenas.

Certamente essa unidade será uma espécie de pacto entre as principais propostas – fugir disso pode deslocar a discussão para assuntos não tão decisivos…ou serão resolvidos porque a essência foi conquistada. E essa essência é justamente a idéia da democratização radical

Ou: a luta pela hegemonia do setor tem de ficar do lado da maioria da população brasileira, representada por um estado realmente democrático e não só representante .dos donos do poder econômico que já dominam esse setor historicamente. Exemplo: as se(i)smarias, as poucas famílias donas do poder coronelístico midiático.

O que se percebe é que há vários setores envolvidos e muitas são as propostas. A idéia de reuni-las é excelente.

Veja também:

Intervozes
http://www.intervozes.org.br/

FNDC
http://www.fndc.org.br/

Comissão pro-confecom
http://www.direitoacomunicacao.org.br/

http://proconferencia.org.br/assunto/confecom/
http://culturadigital.br/
http://www.confecom.com.br/documentos
http://www.trezentos.blog.br/?p=3025
http://www.artigo19.org/
http://www.ipys.org/colpin/
http://www.youtube.com/watch?v=567eyhzZUSU

http://www.youtube.com/watch?v=kACAVT4IOTM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=g9YKmaXvhQM&