Sem categoria

Censo aponta melhorias na Educação

O Ministério da Educação divulgou ontem o Censo da Educação Básica 2009 que, segundo o ministro Fernando Haddad, traz boas notícias. Uma delas dá conta de que o número de alunos desse nível de ensino diminuiu neste ano, em 1,13 milhão, em comparação com 2008. A redução significa, segundo o MEC, que o ensino básico está universalizado e que caíram as taxas de repetência.

”Não aumentou o número de crianças fora da escola. Pelo contrário. Os números estão caindo por bons motivos”, garantiu o ministro.

Enquanto diminuiu o número de matrículas nos ensinos fundamental (-1,2) e médio (-0,3), aumentou significativamente a quantidade de alunos nas creches e nos cursos profissionalizantes (mais 8,3% em ambos), etapas que eram pouco atendidas e que nos últimos anos mereceram mais atenção do Ministério da Educação. Já a redução de alunos na pré-escola (-2%) reflete a adesão das escolas ao ensino fundamental de nove anos, que absorveu parte daquela clientela.

Outra boa notícia do censo foi o aumento da oferta de ensino médio pelas escolas rurais, onde o numero de alunos cresceu quase 10% entre 2008 e 2009. A falta de oportunidade para prosseguir os estudos tem sido, historicamente, uma das principais dificuldades a fixação dos brasileiros nas áreas rurais.

O Censo também permite concluir que a qualidade da Educação Básica melhorou. Aumentou em 21% o número de alunos de periodo integral, as escolas estão mais bem equipadas – quase todas já disponibilizam computadores para os estudantes a partir do ensino fundamental, dois terços deles com acesso por internet em banda larga – e cresceu muito o número de turmas que recebem melhor formação através de atividades complementares.

Segundo o censo, o Brasil teve, em 2009, 52.580.452 estudantes matriculados em 197.468 escolas públicas e particulares de Educação Básica, que compreende a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental (1º a 9º ano ou 1ª a 8ª série), o Ensino Médio, a Educação Profissional, a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (nas etapas Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Fonte: Brasília Confidencial