Sem categoria

Rebatendo ricos, Brasil e outros países fazem carta alternativa

Um dia depois do vazamento de um projeto elitista de declaração elaborado pela Dinamarca criar uma crise na Cúpula sobre a Mudança Climática, Brasil, África do Sul, Índia e China apresentaram nesta quarta-feira uma proposta conjunta representando os países emergentes.

O texto está sendo estudado pelo Grupo dos 77 mais a China e especula-se que, depois de algumas correções, o texto seja adotado como projeto de declaração final do bloco.

De acordo com fontes da delegação indiana, a proposta estabelece diferenças básicas em relação à reponsabilidade que os países desenvolvidos devem assumir e as nações em vias de desenvolvimento, no momento de enfrentar a mudança climática.

Em resumo, o texto exige do mundo industrializado que trace metas mais ambiciosas em relação à redução de emissões de gases de efeito estufa e, também, apoie as economias emergentes com financiamento e transferência de tecnologia.

Em termos financeiros, reconhece que se deve priorizar os mais pobres e os Estados insulares, mas adverte que os fundos devem ser suficientes para custear também os esforços do resto dos países em desenvolvimento.

A proposta, conhecida como BASIC, por causa da primeira letra do nome de cada um dos países que a elaborou (Brasil, África do Sul, Índia e China), será apresentada oficialmente à Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática assim que for aprovada pelo Grupo 77.

O texto foi redigido em resposta ao documento elaborado pela Dinamarca, cujo vazamento colocou em perigo, na terça-feira, a continuidade de uma cúpula ainda em seu início. O resumo revelado colocou o governo dinamarquês numa saia justa, por tentar favorecer às nações ricas na repartição das cotas de redução dos níveis de emissão de dióxido de carbono.

A Cúpula sobre a Mudança Climática será encerrada em 18 de dezembro, com a presença de mais de meia centena de chefes de Estado ou de governo na cerimônia de encerramento.

Com informações da agência Prensa Latina

Leia também:
Países ricos dão marcha a ré em Copenhague

Brasil defende produção de etanol e gera polêmica em Copenhague

Jornal vaza esboço de documento elitista em Copenhague