Sem categoria

Obama reconhece polêmica por prêmio Nobel

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aceitou nesta quinta-feira (10) o Prêmio Nobel da Paz na Noruega, mas reconheceu que existe grande controvérsia mundial ao redor da premiação.

"Recebo este prêmio com honra e profunda gratidão. É um prêmio que traduz grandes aspirações", observou o chefe da Casa Branca em um discurso feito após a cerimônia oficial.

"Entretanto, tenho conhecimento da considerável polêmica causada por este Nobel, em parte porque estou somente no início de meu mandato como presidente dos Estados Unidos", observou.

"Mas — agregou — talvez o ponto mais controverso é o fato de que sou o comandante supremo militar de uma nação que atualmente lidera duas guerras no Oriente Médio".

A viagem do mandatário à Noruega ocorre nove dias depois que Obama anunciou em Washington o deslocamento de mais 30 mil soldados para o Afeganistão, onde o Pentágono chefia uma ocupação estrangeira desde outubro de 2001.

Como explicação perante essa contradição, Obama tentou esboçar no seu discurso seu conceito, muito próprio, de "guerra justa e o uso justificado das forças armadas".

De qualquer maneira, o chefe de Estado admitiu que sua figura se torna pequena diante de outras personalidades históricas, como Martin Luther King ou Nelson Mandela, também premiados com o Nobel da Paz.

Com informações da Prensa Latina
Leia também: Fidel: Obama foi cínico ao aceitar Nobel e continuar guerra