Prefeitura de Fortaleza lança edital para o 61º Salão de Abril

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), lança na próxima quinta-feira (17) o Concurso de Fomento às Manifestações Culturais para a realização do “61º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?”. O lançamento será na Galeria Antônio Bandeira – Centro de Referência do Professor (Rua Conde D’eu, 560 – Centro), às 18h. Na ocasião, será lançado também o catálogo das obras da 60ª edição do Salão.

Atendendo ao pedido da classe artística, a 61ª edição do Salão de Abril, agendada para o período de 16 de abril a 30 de maio de 2010, terá o mesmo tema que a edição deste ano: “Qual o lugar da arte?”. A ideia é dar continuidade à reflexão da relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa na sociedade.

Dessa forma, permanece o circuito expositivo da mostra que reúne espaços como a Praça do Passeio Público, as ruas Major Facundo e Senador Alencar, o Centro de Referencia do Professor, entre outros espaços não-convencionais de fruição artística. A proposta vem abranger um recorte da produção das artes visuais do Brasil, em suas variadas vertentes, com uma nova consciência de abertura.

O 61º Salão de Abril está inserido na política municipal para as artes visuais traçada em 2008, que contempla uma perspectiva sistêmica e integradora da sociedade, aproximando poder público, artistas e população na busca de encontrar formas mais inclusivas de promover o encontro entre as diferentes camadas da produção cultural da cidade. A ideia da mostra é democratizar e facilitar o acesso da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, à produção artística contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil, instituindo novos espaços para a arte, inseridos em lugares de valor afetivo e histórico para a Cidade.

As inscrições para o Salão de Abril, gratuitas, podem ser feitas de 17 de dezembro até 29 de janeiro. De acordo com o edital, serão selecionados 30 artistas de todo o país (também estrangeiros legalmente residentes no Brasil há pelo menos dois anos) e cada um deles irá receber R$ 2,5 mil. Um dos destaques para o Salão de Abril de 2010 é a concessão de uma bolsa de incentivo à formação, no valor de R$ 10 mil, a um artista escolhido entre os 30 selecionados, para desenvolvimento, no período de pelo menos 30 dias, de ações de suporte às atividades de formação e capacitação, através de realização de programas de treinamento, residências, trocas de experiências, conhecimentos, vivências educativas, experimentações e investigações processuais e pesquisas estéticas. O artista beneficiado pela bolsa pode realizar qualquer ação dessas em qualquer cidade dentro do território nacional.

Os trabalhos candidatos ao 61º Salão de Abril devem ter sido produzidos a partir de 2008. As obras serão selecionadas por uma comissão julgadora/curadoria formada por três membros, todos de reconhecimento nacional, definidos de acordo com a qualificação profissional ligada às artes visuais. Para participar, os artistas precisam preencher uma ficha de inscrição e apresentar um portifólio, com um dossiê das obras candidatas ao Salão de Abril, além de currículo. Cada artista poderá inscrever até dois trabalhos em uma das categorias das artes visuais, podendo, no entanto, participar também de um trabalho em grupo numa categoria diferente.

O Edital na íntegra e a ficha de inscrição poderão ser obtidos nos sites www.salaodeabril.org , www.fortaleza.ce.gov.br ou www.fortaleza.ce.gov.br/cultura.
As inscrições deverão ser entregues diretamente na Galeria Antônio Bandeira, 60º Salão de Abril: Qual o lugar da arte? – Coordenação de Artes Visuais (Rua Conde D’eu, nº. 560, Centro. Cep: 60055-070), no horário de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O proponente que estiver fora de Fortaleza poderá remeter o projeto por serviço de postagem da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ETC, com aviso de recebimento AR. Só serão aceitas inscrições postadas até o dia 29 de janeiro de 2010 (vale como confirmação o carimbo dos Correios). O resultado da seleção será publicado no site www.salaodeabril.org e no site www.fortaleza.ce.gov.br nos dias

Serviço

61º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?

Inscrições: 17 de dezembro de 2009 a 29 de janeiro de 2010.
Seleção: 08, 09 e10 de fevereiro de 2010.
Resultado da seleção: 11 e 12 de fevereiro de 2010.
Recepção da obras: 18 de fevereiro a 31 de março de 2010.
Exposição: 16 de abril a 30 de maio de 2010

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor