Sem categoria

Com Lula, Brasil vai “jogar pesado” em Copenhague, diz Minc

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o Brasil vai “jogar pesado” na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Copenhague (Dinamarca). Na quarta-feira, ao desembarcar na capital dinamarquesa, Lula já se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e com o presidente da Conferência do Clima, Lars Loekke Rasmussen. As informações são da BBC Brasil.
 

De acordo com o ministro, o presidente deve conversar ainda com líderes de países da América Latina, além do grupo dos países africanos – um dos mais insatisfeitos com as negociações da última semana. A agenda oficial do presidente prevê também um encontro com o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao.

Sobre a possibilidade de se fechar um acordo com metas ambiciosas em Copenhague, Minc foi menos otimista. Para ele, o encontro deve chegar apenas a um consenso “razoável e possível” e, mesmo para isso, os países ainda terão que se esforçar bastante.

Ele admitiu que o rascunho de um acordo apresentado pelo primeiro-ministro da Dinamarca – que preside a conferência após a renúncia da ministra dinamarquesa da Energia e do Meio Ambiente, Connie Hedegaard – não agradou à delegação brasileira.

O negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, também manifestou desagrado. Diante do impasse, a equipe brasileira espera que a atuação de Lula faça a diferença.

Fonte: Agência Brasil