Ipespe tem conselheiro ligado ao Democratas

 

 
A assessoria de imprensa do senador João Ribeiro (PR) se manifestou nesta segunda-feira, 28, sobre a pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) publicada no jornal Folha de S.Paulo no último sábado, 26. De acordo com a assessoria do senador – que aparece entre os cinco possíveis candidatos avaliados em índices de intenções de voto – a pesquisa “não é confiável”.

O motivo para desacreditar dos números seria o fato de o presidente do conselho científico do Ipespe, Antonio Lavareda, ter suposta relação com o partido Democratas – da senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu. 

“O que se espera de uma pesquisa, para ela ser válida, é que tenha critérios bem definidos, metodologia divulgada e que os responsáveis pela realização não sejam ligados a nenhum partido”, diz a assessoria. “O senhor Lavareda é ligado à Kátia Abreu desde a época do PFL”, complementou.

A pesquisa
Os números publicados pela Folha de S.Paulo trazem resultados de pesquisas realizadas em todos os Estados brasileiros, com as intenções de voto do eleitorado para o pleito de 2010. Os números divulgados do Tocantins trazem o ex-governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB) como o preferido do eleitorado, seguido por Kátia Abreu. Ribeiro aparece com 10% das intenções num cenário em que disputa com Siqueira (33%), Kátia (27) e Raul Filho (PT) (16%).

 
Fonte: Cleber Toledo