Publicado 29/12/2009 19:57 | Editado 04/03/2020 17:22
A Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins decidiu apresentar o nome do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), como pré-candidato ao governo do Estado na próxima eleição. A decisão foi tomada em reunião nessa segunda-feira, 28, de acordo com a assessoria do partido, após análise da conjuntura e do cenário eleitoral.
Raul, que até então não havia se posicionado como pré-candidato, apesar da defesa de muitos petistas, inclusive da primeira-dama Solange Duailibe, pôs, nessa segunda, seu nome à disposição do partido para a disputa. “Minha vida política é de enfretamento e se o Partido dos Trabalhadores avalia que estamos prontos para apresentar uma alternativa política ao povo tocantinense nas eleições de 2010, como militante que sou, coloco o meu nome a disposição do PT”, afirmou Raul Filho.
Para os partidários, Raul Filho pelo histórico de luta política e o êxito na administração de Palmas vem fazendo em Palmas, o prefeito estaria preparado para o processo eleitoral.
“É tarefa do PT construir um palanque forte para a candidatura de Dilma a Presidência da República com a participação de todos os Partidos da base aliada do Presidente Lula, bem como aglutinar força em torno da candidatura petista ao governo do Estado,” afirmou Donizeti Nogueira, presidente do PT.
O encontro contou com a participação dos membros da Executiva Estadual do PT, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e militantes de várias cidades do Tocantins.
Pesquisa
A reunião dos petistas aconteceu logo após a publicação, pelo jornal Folha de S.Paulo – no último sábado, 26 – de pesquisa do instituto Ipespe sobre as intenções de voto do eleitorado para 2010. NO Tocantins, Raul apareceu como o quarto colocado atrás de Siqueira Campos (PSDB) Kátia Abreu (DEM) e Carlos Gaguim (PMDB).
Nesta segunda, por meio da assessoria de imprensa, ele se manifestou dizendo que o resultado da pesquisa reflete “o momento”, pelo fato de os primeiros colocados já terem lançado seus nomes como pré-candidatos. Antes mesmo da reunião, ele sinalizou que acredita que, a partir do momento que ficasse decidida a candidatura, poderia “alterar estes resultados”.
O Partido aprovou em resolução a decisão tomada. Confira o teor:
Resolução, EXc. 013/09
"A Executiva do Partido dos Trabalhadores do Estado do Tocantins, reunida em Palmas, dia 28 de dezembro, após análise da conjuntura e do cenário eleitoral, resolve:
Apresentar o nome do Companheiro Raul Filho a sociedade Tocantinense e aos demais partidos da base de apoio do Governo do Presidente Lula, como pré-candidato a Governador as eleições de 2010 no Tocantins;
Convocar a base partidária para mobilização, participação e debate do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins;
Convidar todos os partidos da base de apoio do Governo do Presidente Lula para a construção de uma candidatura a Governo do Estado, visando um palanque forte para a companheira Dilma no Tocantins;
Constituir o Grupo de Trabalho Eleitoral _GTE composto pelas seguintes coordenações: Plano de Governo, Comunicação e Marketing, Mobilização Social, logística e infra-estrutura, Institucional, Finanças e Assuntos estratégicos.
Palmas, 29 de dezembro de 2009.
Donizeti Nogueira
Presidente Estadual do PT"