Prefeitura monta megaestrutura do Réveillon

Um momento de confraternização para iniciar o novo ano. É pensando nisso que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) organiza o Réveillon 2010, realizado anualmente na Orla de Atalaia. A festa, que sempre conta com milhares de pessoas, possui uma estrutura planejada para dar à capital da qualidade de vida um fim de ano de alegria com conforto e segurança.

Para receber as apresentações de Jorge Aragão, Simone e da banda Alapada, que serão as atrações responsáveis pela animação do público, a PMA irá montar uma megaestrutura. São dois palcos com 14×14 metros cada, 10 camarins e um camarote, montados na proximidade da Passarela dos Caranguejos. Além dos shows, o evento também conta com a tenda eletrônica em formato de concha, para quem curte dançar ao som dos melhores DJs.

Dando brilho ao show, dezenas de refletores fazem o jogo de luzes nos palcos, que também contam com dois telões transmitindo as apresentações. Outro espetáculo que promete encantar os aracajuanos e turistas durante cerca de 15 minutos é a tradicional queima de fogos de artifício. Para garantir a segurança das pessoas que participam da festa, a distância entre a platéia e os fogos será de 500 metros.

Segurança

Além dessa demarcação, também é feito um isolamento pelas equipes da Guarda Municipal de Aracaju, para que pessoas sem autorização não passem para a área restrita. Outros agentes também ficam responsáveis por trabalhar em conjunto com o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu 192 – Aracaju), auxiliando as equipes de saúde que estarão no local para atender a população.

Ao todo são 100 guardas municipais trabalhando no evento, além do apoio dado pela Polícia Militar. "Desde o início do dia 31 já teremos agentes no local, e também estamos trabalhando em parceria com a Polícia Militar, que fará a segurança da festa", explica o diretor da Guarda Municipal, major Edênisson da Paixão.

Limpeza

Desde cedo também serão instalados, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), 150 banheiros químicos para dar ao público mais comodidade durante todo o evento. Os banheiros ficarão distribuídos nas proximidades dos palcos, para evitar tumultos e facilitar o acesso de todos. Além disso, a Emsurb também fica responsável pela limpeza dos espaços públicos ao final dos shows, mantendo a praia limpa e bonita.

Trânsito

Como o número de turistas e aracajuanos que iniciam o ano na praia é cada vez maior, o fluxo de carros é grande desde o início da noite. Por isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) monta um esquema especial de agentes de trânsito coordenando o tráfego na avenida Santos Dumont (Orla de Atalaia) e adjacências. A SMTT também está organizando as alterações nas linhas de ônibus e horários de funcionamento do serviço de transporte público, para melhor atender à população.

Saúde

Mantendo a estrutura dos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai montar o Ponto da Prevenção para a distribuição de material educativo e preservativos e um mini-hospital do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju). O objetivo é oferecer à população todo o suporte necessário para curtir a festa da virada com segurança e tranquilidade.

Jorge Aragão

Jorge Aragão nasceu no subúrbio de Padre Miguel, no Rio de Janeiro |(RJ). Sambista, começou sua carreira na década de 70, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro". Foi integrante do grupo Fundo de Quintal e um de seus principais compositores e letristas. Um tempo depois, abandonou o conjunto para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba têm canções de Jorge Aragão em seus repertórios. Entre eles estão Beth Carvalho, Alcione e Zeca Pagodinho.

Com doze discos lançados, Jorge Aragão já excursionou pelos Estados Unidos e se apresenta em várias cidades do Brasil todos os anos. Entre seus sucessos estão ‘Coisinha do Pai', consagrado na gravação de Beth Carvalho, ‘Coisa de Pele', ‘Vou Festejar', ‘Alvará', ‘Terceira Pessoa', ‘Amigos… Amantes', ‘Do Fundo do Nosso Quintal' e ‘Enredo do Meu Samba', entre outras.

Simone

Simone Bittencourt de Oliveira nasceu em Salvador, em 1949. Cresceu num ambiente musical: o pai havia sido cantor de opera e a mãe tocava piano. Aos 16 anos mudou-se para São Paulo, onde estudou e começou a jogar basquete, chegando a integrar a seleção brasileira. Em 1973, depois de ouvi-la cantar entre amigos, Moacir Machado convidou-a para um teste. Aprovada, assinou contrato de quatro anos e, a 20 de março de 1973, gravou seu primeiro LP, ‘Simone', estreando no mesmo dia em um programa de TV.

Em 1975 Simone gravou seu segundo LP, ‘Quatro paredes'. Seus maiores sucessos dessa época são as gravações de ‘De frente pro crime' e ‘Bodas de prata' (ambas de João Bosco e Aldir Blanc). Interprete de canções românticas, firmou-se como cantora ao gravar Começar de novo. Em 1980 incluiu em seu repertório a canção ‘Caminhando' – ou ‘Para não dizer que não falei de flores' (Geraldo Vandré), que se tornou um de seus maiores sucessos.

Entre tantos discos lançados, o último trabalho da cantora, "Simone ao Vivo", foi lançado em CD e DVD, em 2005. A obra, gravada no Teatro João Caetano (RJ), traz sucessos já consagrados da carreira da artista, como "Sarava, Sarava" e "To Voltando", além de canções inéditas como "Então Me Diz ", versão da balada "The Blower's Daughter", para a novela Belíssima. O disco inclui ainda participações de Zélia Duncan, Ivan Lins e Milton Nascimento.

Alapada

O grupo Alapada surgiu em meados de 2001 em Aracaju, Sergipe. Desde então, não parou mais, tocando nas principais casas noturnas do Estado. Seus quatro integrantes, Nana Escalabre (vocal), Julio Fonseca (bateria), Evandro Schiruder (guitarra) e Jamesson Santana (baixo), são naturais de Aracaju e possuem larga experiência musical. Tal qual uma banda independente, eles cuidam de tudo, desde o repertório à produção dos shows. A base sonora da Alapada é o rock´n´roll, incrementado por nuances de rap e reggae.

Apesar do curto tempo de carreira, Alapada coleciona notáveis experiências profissionais. Participou de importantes eventos no nordeste e sudeste do país ao dividir o palco com artistas como Arnaldo Antunes e bandas como O Rappa, Titãs, Nação Zumbi, Tihuana, NXZero e Hatteen. A grande arrancada do grupo aconteceu no segundo semestre de 2006, quando se mudou para São Paulo de forma independente e conseguiu a façanha de ter a faixa "Vida em Jogo" como tema de abertura da novela teen "Alta Estação", da Rede Record

Em abril de 2007, a banda fez sua primeira aparição nacional e internacional em rede de televisão, participando de um capítulo da telenovela. Nesse mesmo ano, gravou e lançou o seu segundo CD, intitulado "Fazendo Valer", gravando também o seu primeiro DVD. No ano de 2008, o lançamento do DVD e de dois clipes das músicas "Deixando Saudade" e "Um Instante", proporcionou uma grande projeção, levando até a uma importante participação no programa Altas Horas, da TV Globo.