Sem categoria

Governo assinará compromisso com cidades para obras da Copa

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, informou, nesta terça-feira (29), ao participar do programa "Bom Dia Ministro", produzido pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que o governo federal assinará, no dia 13 de janeiro, um termo de compromisso com cada cidade que irá sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Segundo ele, a União vai adotar uma postura mais prudente em relação aos investimentos para a Copa a fim de evitar problemas como os que ocorreram durante a preparação dos jogos Pan-Americanos em 2007.

Ele contou que, na época, foram divididas tarefas com a prefeitura e o Estado do Rio de Janeiro, que não foram cumpridas. Por conta disso, a União teve de assumir investimentos para não correr o risco de as obras não serem entregues a tempo. Agora, o governo federal quer colocar as atribuições de cada cidade no papel.

Bernardo lembrou ainda que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, declarou que as obras da Copa seriam feitas com recursos privados. "Os estádios são tarefa da iniciativa privada ou dos entes federativos a quem eles pertençam. Entretanto, melhoria do transporte público, da mobilidade das pessoas, é tarefa de governo", destacou.

O ministro disse que o governo já abriu linhas de financiamento baratas para ampliar a rede hoteleira das cidades brasileiras e para financiar as obras nos estádios.

Bernardo afirmou que o programa de investimento dos aeroportos será de responsabilidade do governo federal. "Temos de fazer investimentos ou teremos um colapso nos aeroportos", disse. Segundo ele, em 2009, mesmo com a crise, o número de passageiros de avião subiu 10% em relação ao ano passado.

Sobre as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, o ministro disse que ainda terá uma reunião formal com o governador fluminense para decidir a atribuição de cada esfera de governo. Ele destacou, no entanto, que parte da estrutura que será realizada para a Copa será aproveitada nas Olimpíadas.