Desporto universitário em debate

 A Confederação Brasileira de Desporto Universitário realizou durante o mês passado um Fórum para debater o tema da participação das universidades na prática esportiva. A UNE participou do evento e está participando de projetos que visam 2014 e 2016.

 

 
Dalat, diretor de esportes da entidade, debateu no evento as contribuições do desporto universitário brasileiro para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.
 
 
 
 
“O Desporte universitário no Brasil possui larga trajetória histórica. Mesmo antes da criação de um sistema desportivo próprio, o esporte já estava presente no interior das universidades e principalmente no interior da nossa juventude”, disse Dalat diante de universitários e dirigentes esportivos de todo o Brasil e de outros países.
 
 
 
O Fórum aconteceu paralelamente às finais da Liga do Desporto Universitário 2009, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), de 30/11 a 3/12 em São Paulo, capital.
 
 
 
Houve conferências e mesas de debate entre autoridades e representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte, CBDU, confederações convidadas, Instituições de Ensino Superior (IES), UNE e Comitê Olímpico do Paraguai.
 
 
 
"Este Fórum é uma oportunidade para que possamos conhecer e discutir os projetos das diversas entidades esportivas em relação às Olimpíadas 2016 e, principalmente, promover um espaço para troca de experiências e união de forças. Além disso, vamos celebrar os destaques do ano nas competições universitárias", destacou Luciano Cabral, presidente da CBDU.
 
 
 
Cabral ressaltou a importância da UNE no diálogo com os estudantes. A participação da UNE foi muito construtiva. A entidade tem o papel de construir, dialogar com os estudantes. Não seria possível realizar um evento como este sem a participação da União Nacional dos Estudantes, especialmente por seu alcance nas universidades e capacidade de atuação política”, concluiu Cabral.
 
 
 
O diretor da UNE participou de mesa de debate com dirigentes das confederações brasileiras de Basquete, Handebol, Vôlei e Futsal.  “Na oportunidade, apresentamos à CBDU o projeto dos jogos de verão da UNE, que será em 2011, e o projeto de qualificação de jovens universitários para atuar na copa de 2014 e olimpíadas em 2016, nos quais contaremos com a parceria da Confederação”, disse Dalat.
 
 
 
 
 
A UNE entende que há grande necessidade das universidades investirem cada vez mais em praticas esportivas. Todas precisam ter uma estrutura poliesportiva. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) têm papel para evitar a elitização das olimpíadas, permitindo a universalização do acesso ao esporte.
 
Fonte: CBDU