Sem categoria

Boris Casoy e a discriminação do trabalho manual na tela da Band

Durante a última edição do Jornal da Band de 2009, realizado pela emissora de televisão paulistana Bandeirantes, o apresentador Boris Casoy tropeça em um problema técnico e expõe em um comentário atroz o preconceito que tem contra trabalhadores que supostamente não são qualificados como ele acha que é.

Encerrado um dos trechos do noticiário, um problema técnico fez com que o apresentador Boris Casoy permanecesse no ar e ao vivo, inadvertidamente. O jornal tinha apresentado esquetes com profissionais desejando feliz ano novo aos telespectadores do noticioso.

Casoy tira sua máscara de apresentador e dispara: "Que m… Dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros! O mais baixo da escala do trabalho". Quase ao mesmo tempo alguém, da técnica, grita, avisando que o áudio estava indo ao ar.

Embora acostumado a dezenas de anos de trabalho na televisão, Casoy foi atropelado por um problema técnico corriqueiro, que de vez em quando atira aos ouvidos e olhos dos telespectadores certos comentários preconceituosos de um ou outro apresentador descuidado, que se imagina protegido pelo "off" de vídeo e áudio após a apresentação do programa.

Nos tempos de Internet, a tirada de máscara do apresentador vazou para o YouTube e provocou a indignação de mais alguns milhares de pessoas. Casoy teve de engolir para si nesta sexta-feira seu próprio bordão, quando diz "isso é uma vergonha".

A assessoria da TV Bandeirantes foi procurada pela mídia sobre o ato preconceituoso, respondendo por e-mail que "Ouvido a respeito do assunto, Boris Casoy reconheceu que a frase foi infeliz, ofensiva aos garis, e hoje, no jornal, vai pedir desculpas". O que fez no Jornal da Band do primeiro dia de 2010.

Veja o vídeo que revelou o preconceito do apresentador em relação ao trabalho manual:

Por Humberto Alencar,
De São Paulo