Sem categoria

Uruguai começa 2010 com 10 prioridades de trabalho

O presidente eleito uruguaio, José Mujica, inicia 2010 com 10 prioridades em sua agenda de trabalho, que se intensificará a partir de 1 de março, quando assume como chefe de Estado até 2015.

Mujica, que dará continuidade a uma segunda administração da Frente Ampla (FA), tem realizado esforços, contatos e articulado projetos desde sua eleição no dia 29 de novembro passado, lembra o diário uruguaio La República.

Esta dezena de eixos de trabalho resumem-se em: Acordos estratégicos, reforma do Estado, luta contra a indigência com maior equidade, aperfeiçoar a educação e conseguir uma "agrointeligência" (maior valor agregado à principal fonte de riqueza).

Completam essa lista: a segurança pública, dar viabilidade ao setor ferroviário, soluções habitacionais para os setores de menos recursos, impulsionar as telecomunicações e melhores políticas energéticas.

No dia 29 de dezembro passado começou a etapa de transição do governo uruguaio em ato desenvolvido na Torre Executiva, vizinha à central Praça Independência, me Montevidéu, onde repousam os restos do prócer José Gervasio Artigas.

Participaram da cerimônia o presidente Tabaré Vázquez e seu gabinete, bem como Mujica e a futura equipe de trabalho integrada pelo vice-presidente, Danilo Astori, e pelo gabinete de 13 ministros e igual quantidade de subsecretários.

Vázquez qualificou esta etapa de profunda, transparente, generosa, séria e responsável, na qual se avaliará o gerenciamento da primeira administração da FA iniciada em 2005.

Mujica, por sua vez, considerou o período de transição como a racionalidade de administrar os recursos nacionais para planificar e conseguir uma verdadeira economia.

"Confiança e compromisso, muito compromisso. Ser parte de uma nação a que queremos até o último fôlego", enfatizou.

Fonte: Prensa Latina