PM intensifica ações de policiamento ostensivo

A partir desta terça-feira, 19, o cidadão vai perceber os policiais militares mais presentes nas ruas, em rondas, blitzen e abordagens em bares e outros pontos de diversão noturna. Seguindo a recente determinação do governador Carlos Henrique Gaguim, o efetivo da Polícia Militar, gradativamente, está se distanciando dos serviços administrativos para cumprir suas funções de policiamento ostensivo e de prevenção ao crime.

A primeira operação neste sentido aconteceu na manhã desta terça, quando dezenas de policiais se deslocaram dos quartéis para reforçar o policiamento, sobretudo nas áreas comerciais de Palmas – a exemplo da Avenida JK, na região Central; e da avenida Tocantins, em Taquaralto, região Sul de Palmas. Divididos em duplas, os policiais conseguiram cobrir um maior número de ruas.

Segundo o tenente Cleiber Levy, que comandou a operação inicial em Palmas, a orientação é para que o policiamento ostensivo ocorra também nas cidades do interior. Ainda de acordo com Levy, as ações, locais e horários ocorrerão a partir do fator surpresa, para que consigam surtir eficácia.

O tenente da Polícia Militar diz que a corporação não considera que o Estado vive hoje uma onda de violência. Segundo Levy, é rotineiro que neste período haja mais ocorrências como roubos e assaltos, isso devido à circulação de mais dinheiro (decorrente do pagamento do 13° salário) e da concessão de indultos natalinos aos presos, sendo que alguns não retornam às prisões e voltam a cometer crimes.

A determinação para a ampliação do efetivo policial nas ruas foi dada pelo governador Carlos Gaguim na quinta-feira, 14, em reunião com a cúpula do setor de Segurança Pública. Na ocasião também foi determinada a elaboração de um plano emergencial para a segurança no Tocantins. (Flávio Herculano)
Fonte: Secom