Sem categoria

Comissão representativa do Congresso decidirá sobre Haiti

O presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP), vai convocar a comissão representativa responsável pelos trabalhos legislativos durante o recesso parlamentar para votar na próxima segunda-feira (25) o pedido emergencial de envio de mais 800 brasileiros para a missão de paz das Nações Unidas no Haiti.

A comissão representativa é formada por deputados e senadores que estão aptos para votar matérias de caráter urgente durante o período de recesso legislativo, dispensando a necessidade de quórum.

A votação é motivada por um projeto de decreto legislativo enviado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, solicitando a aprovação da ida de mais 700 militares e 100 policiais para atuar no país.

O Brasil chefia a Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) e tem oferecido assistência às vítimas do terremoto que devastou o país no último dia 12. Nesta quarta-feira (20) de manhã foi registrado mais um tremor de terra no Haiti, de 6,1 graus na Escala Ritcher.

Todo ano, no recesso parlamentar que vai de 17 de dezembro a 2 de fevereiro, o Congresso Nacional designa uma Comissão Representativa, formada por senadores e deputados, que pode tomar decisões em nome do plenário, caso haja alguma emergência.

Integram a comissão representativa do Congresso nomes como Aloizio Mercadante (PT-SP), Valdir Raupp (PMDB-RO), Adelmir Santana (DEM-DF), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e Cristovam Buarque (PDT-DF), todos esses senadores, e deputados como Mauro Benevides (PMDB-CE), Odair Cunha (PT-MG), Paes Landim (PTB-PI), Virgílio Guimarães (PT-MG), entre outros.

Da sucursal de Brasília
Com agências