A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Bahia

Apagão no transporte coletivo de Salvador

*Everaldo Augusto

2 de Julho: PCdoB-BA leva para as ruas mensagens de resistência e luta

Disposição para a luta foi a mensagem que a ala do PCdoB da Bahia levou para o cortejo do 2 de Julho, a festejada data magna do estado, que marca os 196 anos da Independência do Brasil na Bahia (1823-2019). Com militantes, faixas e bandeiras, o bloco do partido saiu da Lapinha, no início da manhã, e desfilou pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, com a defesa da democracia e da resistência popular aos projetos antipovo do presidente Bolsonaro e de ACM Neto, prefeito da capital.

Greve Geral mobiliza mais de 4 milhões de trabalhadores na Bahia

A Greve Geral na Bahia foi exitosa, segundo a organização do movimento no estado. Mais de 4 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, de diversas categorias, aderiram às paralisações que alteraram a dinâmica dos municípios baianos, durante todo o dia desta sexta-feira (14/06), em resposta à proposta de reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

Bobô lança petição pública pela manutenção das políticas de esporte

Mobilizar o País, atletas, ex-atletas e todos que veem o esporte como ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento econômico é o principal objetivo do Movimento Unidos Pelo Esporte, lançado no dia 27 de maio pelo deputado estadual Bobô (PCdoB-BA), ex-atleta e ex-gestor da Sudesb (Superintendência dos Desportos da Bahia).

Marcha do Silêncio em Salvador homenageia vítimas da ditadura militar

Para marcar os 55 anos do golpe militar de 1964 no Brasil, o Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM), junto com entidades do movimento social baiano, organizou, nesta segunda-feira (1º/04), a Marcha do Silêncio, que percorreu as ruas do Centro de Salvador em homenagem aos mortos e desaparecidos da ditadura. O ato saiu da praça da Piedade e terminou no monumento em memória das vítimas da ditadura, localizado no Campo da Pólvora.

Militância comunista da Bahia homenageia o PCdoB em ato pelos 97 anos 

Os comitês estadual e municipal do PCdoB na Bahia e em Salvador, respectivamente, promoveram, nesta sexta-feira (29/03), um ato na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), na capital, em comemoração aos 97 anos de atuação do partido no Brasil. A sessão especial, proposta pela bancada comunista na Casa, reuniu militantes e lideranças de todo o estado e de diversas frentes, e contou, ainda, com a presença da ex-deputada federal gaúcha Manuela D’Ávila.

Salvador e 100 cidades baianas protestam contra reforma da Previdência

A Frente Brasil Popular (FBP) e as centrais sindicais unificadas na Bahia organizaram, em Salvador, um ato contra a proposta de reforma da Previdência do governo de Bolsonaro, na manhã desta sexta-feira (22/03). A atividade faz parte do Dia Nacional de Lutas Contra a Reforma, e aconteceu na região da Rótula do Abacaxi, de onde a manifestação partiu, com destino ao Iguatemi, uma das principais e mais movimentadas áreas da capital.

Artigo | Prefeito é responsável pela crise no transporte público

Caro, ruim e desconfortável. Estes três adjetivos servem bem para resumir o serviço de transporte público de Salvador. Bastaria apenas acrescentar mais um, inexistente, pelo menos para metade da cidade, já que o atual prefeito extinguiu mais de cem linhas de ônibus nos últimos anos, dados do Sindicato dos Rodoviários da Bahia. 

*Everaldo Augusto

Daniel será coordenador da bancada baiana na Câmara dos Deputados

No quinto mandato de deputado federal pelo PCdoB/BA, Daniel Almeida foi escolhido, após reunião realizada nesta quarta-feira (13), como coordenador da Bancada da Bahia na Câmara dos Deputados por 20 votos a 15. Composta por 39 deputados federais eleitos, 24 renovaram o mandato e outros 15 novos integram a 56ª legislatura.

Críticas a Bolsonaro marcam a Marcha das Mulheres em Salvador

Organizações da luta feminista na Bahia promoveram, nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a tradicional Marcha das Mulheres, que toma ruas do Centro de Salvador, nesta data, em protesto contra as más condições de vida das mulheres. Esse ano, a marcha unificada alterou o trajeto, saindo da Praça da Sé com destino ao Campo Grande, e foi marcada por manifestações contrárias ao governo do presidente Jair Bolsonaro, considerado um inimigo das mulheres.

PCdoB-BA aprova a incorporação e saúda o PPL durante Conferência

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia deliberou, neste sábado (23/02), durante a Conferência Estadual Extraordinária, em Salvador, pela incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) ao Partido Comunista do Brasil. Na ocasião, a militância comunista aprovou a união das duas legendas e deu as boas-vindas à militância do PPL, que esteve representada no encontro pelo ex-deputado federal Uldurico Pinto.

1 2 3 642