Lula substitui liderança do governo na Câmara dos Deputados
O presidente Luiz Inácio Lula Silva decidiu nesta quarta (27/1) pela nomeação do atual líder do PT na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza, para ocupar, a partir da próxima semana, a liderança do governo na Casa no lugar do deputado Henrique Fontana (PT-RS).
Publicado 27/01/2010 17:01
Vaccarezza afirmou que recebe a nomeação com satisfação. "Quero parabenizar o Fontana pelo esforço desenvolvido para unificar a base e quero continuar neste esforço. Recebo com humildade a nomeação, pois sei o peso da responsabilidade e vou me esforçar para cumprir essa nova tarefa", disse Vaccarezza.
A principal missão do novo líder, segundo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, será garantir a aprovação dos projetos do pré-sal. Ele informou que o presidente Lula não descarta a possibilidade de requerer a tramitação de urgência urgentíssima para que os projetos sejam aprovados ainda no primeiro semestre, na Câmara e no Senado.
A decisão de mudar a liderança foi tomada em reunião no início da tarde na Base Aérea de Brasília, da qual participaram o ministro, Vaccarezza e Fontana, momentos antes do presidente decolar para Pernambuco.
Com a nomeação do novo líder, Lula libera Fontana para ser um dos principais articuladores da pré-candidatura do ministro da Justiça, Tarso Genro, ao governo do Rio Grande do Sul.
A bancada do PT reúne-se na próxima terça-feira (2) para tratar da escolha do novo líder do partido.
Perfil
Líder do PT na Câmara em 2009 Cândido Vaccarezza, que está em seu primeiro mandato de deputado federal, cumpriu o papel de articulador da bancada na Casa e na defesa do governo Lula.
Desde o seu primeiro ano no cargo de deputado federal, Vaccarezza é considerado um dos 100 parlamentares mais influentes do Parlamento na pesquisa Os ‘Cabeças' do Congresso Nacional realizada anualmente pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A pesquisa destaca três características de Vaccarezza: articulador, organizador e formulador.
Em 2008, Vaccarezza presidiu a Comissão Especial sobre Edição de Medidas Provisórias que produziu uma proposta de emenda constitucional que altera o rito da tramitação das MPs. Ele integrou também as comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Controle. Em 2007, Vaccarezza assumiu a coordenação do Grupo de Trabalho de Consolidação das Leis da Câmara.
Vaccarezza foi deputado estadual em São Paulo por dois mandatos, de 1998 até 2006. Ele iniciou sua militância nos anos 70, no movimento estudantil da Bahia, estado onde nasceu, atuou na reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes) e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores no estado. Em 1983 transferiu e fixou seu domicílio eleitoral no estado de São Paulo, onde ajudou a construir o PT e ocupou diversos cargos de direção partidária.
Com informações do site do PT