Congresso retoma trabalhos nesta terça-feira

 O ano legislativo começa nesta terça-feira, 2 de fevereiro.  A abertura oficial está prevista para as onze da manhã, no Plenário da Câmara dos Deputados. Além dos presidentes da Câmara, Michel Temer, e do Senado, José Sarney, estarão presentes líderes partidários e representantes dos Poderes Judiciário e Executivo, como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e a ministra-chefe da Casa-Civil, Dilma Roussef.

É ela quem vai trazer a mensagem do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso. 

O texto, que destaca as matérias em análise no Legislativo mais importantes para o governo em 2010, será lido em Plenário pelo Primeiro-Secretário da Mesa do Congresso Nacional, deputado Rafael Guerra, do PSDB de Minas Gerais.

Mesmo sem adiantar o conteúdo da mensagem presidencial, o novo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, disse o que deseja do Legislativo este ano.

"Não pega bem eu adiantar [o conteúdo] antes de a mensagem chegar. Mas o que eu posso dizer é que nós esperamos deste ano, mesmo tendo calendário eleitoral, que a gente tenha um ano de trabalho profícuo na Câmara. Que a gente aprove, logo no mês de fevereiro, o que resta dos projetos do pré-sal e que entremos no mês de março discutindo as prioridades do país: o projeto da banda larga, que tem um benefício imenso para as cidades; a lei do salário mínimo até 2023… Têm uma série de projetos que são prioridades para o governo e a gente pretende colocar em votação".