Administração Geral comemora reajuste
"Nem de longe eu esperava um índice de aumento como esse", exalta o servidor da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc), Evaristo Pierre de Barros, 58. Funcionário da Prefeitura de Aracaju desde 1981, ele compõe o quadro da Administração Geral, uma das categorias mais beneficiadas pelo reajuste concedido no dia 14 de janeiro pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. "É algo que já reivindicávamos há muito tempo", comenta Evaristo, que viu seu salário aumentar 42,65% de uma só vez.
Publicado 29/01/2010 16:09 | Editado 04/03/2020 17:20
O reajuste salarial para os servidores da Administração Geral variou de 13,55% a 43,65%, de acordo com as letras – que vão de ‘G' a ‘R' – e grupos ocupacionais dos funcionários. "A cada três anos de serviço eles têm uma promoção horizontal e passam para a letra seguinte, se aposentando na última letra", explica a diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Valdinete Silva.
Garçom da Prefeitura há mais de 25 anos, o servidor João Carlos dos Santos, 50, está na letra ‘M' e faz parte do grupo ocupacional ‘GA-III' (Administrativo), cujo aumento para 2010 foi de 21,74%. "Para mim foi bom demais. É difícil encontrar alguém daqui que não tenha gostado desse aumento", comemora Carlos, já satisfeito com a tabela de 2011, que também foi divulgada pelo prefeito da capital. "Meu salário vai continuar aumentando e espero que seja sempre assim", comenta.
Já a servente Maria do Carmo Santana, 50, diz que esse foi o maior aumento que a administração já concedeu aos funcionários. "Desde que eu entrei, em 1987, esse foi o melhor", destaca a servidora, que se enquadra na letra ‘L', grupo ocupacional ‘GAAI' (Apoio Administrativo), e recebeu 21,15% de reajuste. "O servidor está feliz e o prefeito está de parabéns", comenta.
Além do vencimento básico, os funcionários do município têm direito a outros benefícios que incrementam seus salários, a exemplo do triênio – gratificação que concedia 5% a mais no salário base a cada três anos e foi fixada em 2008, passando a ser reajustada de acordo com a revisão linear. Outro benefício é o adicional de um terço a mais nos vencimentos para o servidor que completa 25 anos de serviço.
Projeto de lei
O projeto de lei que trata do reajuste dos servidores da Prefeitura de Aracaju está sendo finalizado e deve ser encaminhado à Câmara Municipal até o início da próxima semana. Assim que o documento chegar à Casa, os vereadores, que estão em recesso parlamentar, vão se auto-convocar para votar o projeto, conforme ficou acertado com o Executivo Municipal.
Depois disso, será gerada uma folha suplementar para o pagamento do valor do reajuste. O percentual referente ao mês de janeiro deve sair antes do Carnaval. A partir de fevereiro, o aumento virá normalmente junto com o vencimento dos servidores, no último dia útil de cada mês.