Sem categoria

Criação de emprego supera 100 mil e deve bater recorde em janeiro

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou nesta sexta-feira (5) que dados preliminares do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) indicam recorde na geração de empregos para um mês de janeiro. O número deve superar, portanto, os 142 mil postos em janeiro de 2007.

"Neste início de ano está bombando. Certamente vai superar 100 mil. No ano passado, para se ter uma ideia, foram 100 mil negativos. Recuperamos mais do que o dobro no ano passado", afirmou.

Para o ano, segundo Lupi, o Brasil deve dobrar as vagas formais criadas em 2009, alcançando 2 milhões de empregos. A estimativa supera, inclusive, as previsões do ministro da Fazenda, Guido Mantega, feitas nesta semana, de cerca de 1,6 milhão.

O recorde anterior havia sido registrado em janeiro de 2007, quando o saldo de empregos ficou positivo em 142 mil vagas. Para o fechamento deste ano, Lupi acredita que o Brasil irá dobrar o número de postos de trabalho gerados no ano passado, chegando a 2 milhões.

A previsão é ainda mais otimista que a do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou nesta semana que a economia irá gerar 1,6 milhão de empregos em 2010. "Eu sempre ganho com minhas apostas em relação a ele. No ano passado, ele dizia que não chegaria a meio milhão e chegou a um milhão", disse Lupi.