Secel inicia programação no Passeio Público

Atividades começam em fevereiro

Passeio Público

Sob a sombra das centenárias árvores do Passeio Público, atividades esportivas e lúdicas vão incrementar a partir de fevereiro a programação do local. A novidade amplia as possibilidades de interação da população de Fortaleza com o espaço, com o Centro da cidade e com o outro através do esporte e do lazer.

A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, através de uma ação conjunta da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), leva para o Passeio Público, um bem tombado e mantido pelo Município, aulas de tai chi chuan, capoeira, e jogos, como tênis de mesa, xadrex, dominó e dama.

As aulas de tai chi chuan serão às segundas e quartas-feiras, de 17h30 às 18h30. As aulas fazem parte do programa Espaço Oriental da Secel e serão ministradas por profissionais especializados nessa arte marcial milenar, originária da China. As aulas são abertas e não têm contra-indicação. Além de ser de baixo impacto, a prática é ainda indicada para todas as idades e tipos físicos.

O objetivo do programa é estimular um estilo de vida mais saudável. Juntamente com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, as aulas também proporcionam espaços de socialização e a requalificação de espaços públicos. É uma maneira de fugir do clima de correria e compras do Centro, relaxando a mente e o corpo.

Em fevereiro também começam as aulas de capoeira, o jogo de luta que também é dança. As aulas serão sempre às sextas-feiras, de 16h30 às 17h30. E todo primeiro sábado do mês, uma grande roda, promovendo o encontro entre os muitos praticantes.

Para o visitante casual, que pretende um descanso do calor da cidade, o Salão de Tabuleiro está lá, à espera dele. São jogos de xadrez, dama e dominó, ping pong, sinuca e totó para o desfrute da população. É só chegar e participar.

Requalificação do Passeio Público

As atividades de esporte e lazer somam-se à programação cultural que já é desenvolvida pela Secultfor no Passeio através do projeto Sol Maior, realizado às sextas-feiras e aos sábados.

Nas sextas o pôr-do-sol é saudado por meio do encontro com diversas linguagens artísticas, sempre a partir das 17h. Aos sábados, a partir de meio-dia, é a música que dá o tom na hora do almoço, acompanhando a já tradicional feijoada.

O Passeio Público é um dos 23 bens históricos e culturais tombados na Gestão Luizianne Lins. Através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Prefeitura de Fortaleza investiu, em 2007, no restauro do logradouro. As obras incluíram a recuperação do quiosque, dos monumentos, do gradil, dos bancos, das fontes, um novo projeto iluminação e a recuperação do jardim.

A partir de então, o Passeio Público tornou-se parada obrigatória para quem busca tranqüilidade, contato com a natureza e boa programação cultural. A Prefeitura de Fortaleza investe ações como esta porque entende que as artes, a cultura, o esporte e o lazer são importantes aliados no processo de requalificação de espaços públicos simbólicos para a população de Fortaleza.

Fonte: Blog do Prof. Evaldo