Sem categoria

Contag participará de encontro mundial camponês

O presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alberto Broch e a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da entidade, Alessandra Lunas, participam entre os dias 13 e 18  do Fórum Campesino Mundial,  em Roma. Durante o encontro, representantes de 165 países vão discutir como transformar em realidade as propostas da Cúpula Mundial sobre Segurança e Seguridade Alimentar das Nações Unidas, também na capital italiana.

Os principais pontos de debate serão a criação de políticas públicas e a promoção de investimentos voltados para a agricultura de pequeno porte, além do acesso a recursos naturais, como terra e água. Alessandra Lunas acredita que o Fórum será um espaço para discutir o papel da agricultura familiar no combate à fome mundial. "A saída é investir em quem produz alimento, porque a maior parte da agricultura empresarial não produz alimentos, e sim outros produtos de exportação".

Para o presidente Alberto Broch, o Fórum é também uma oportunidade para intercâmbio de ideias entre os principais movimentos sociais ligados ao campo do mundo e que pode ajudar a democratizar os recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). "É possível o apoio para desenvolvimento direto às organizações, e não somente via governos", defende.

Durante o Fórum será discutida também uma proposta para que 2010 seja considerado o ano da agricultura familiar.

Fonte: Agência Contag de Notícias