Jornal mineiro especula com chapa presidencial Aécio-Alckmin
Enquanto o governador mineiro, Aécio Neves, passa um carnaval prolongado, de 11 dias, o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, comentou nesta segunda-feira (15) "a hipótese de uma chapa tucana, com Aécio na cabeça e o paulista Geraldo Alckmin de vice". A especulação saiu na coluna do bem informado jornalista Luís Carlos Bernardes.
Publicado 16/02/2010 23:08
Aécio ainda sonha em disputar a Presidência. Em encontro recente nas Mangabeiras, o mineiro disse ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente do PDT, que seria uma chapa presidencial forte: Lupi como vice dele, Aécio. Lupi sorriu, parecendo gostar. PSDB e PDT juntos, reeditariam PTB e PSD de Getúlio Vargas e do leal aliado Tancredo Neves."
O paulista, porém, só pretende decidir em fins de março, no limite do prazo legal. Se sentir firmeza nas pesquisas, deixa o governo para disputar a Presidência. Se julgar que Dilma Rousseff se fortaleceu, fica no Palácio dos Bandeirantes e tenta a reeleição em São Paulo.
Neste caso, restaria saber se haverá tempo hábil para Aécio relançar seu projeto presidencial. Foi este o argumento que o governador mineiro apresentou a Serra, quando pressionou para que ele se decidisse até janeiro: precisaria de tempo para se tornar conhecido nacionalmente e costurar seu sistema de alianças, mais amplo que a coligação com o DEM e o PPS, articulada por Serra. No fim de março, a seis meses da eleição, os palanques nos estados já estarão montados, a partir da premissa de uma polarização Dilma-Serra.
Com O Tempo