UFT firma convênio com Universidade italiana

Um convênio firmado entre a Universidade Federal do Tocantins e a Universitá Delgi Studi Roma Tre, da Itália, vai possibilitar ações de cooperação cultural e científica, mobilidade discente e docente e intercâmbio de material científico entre as duas instituições.

O acordo prevê ainda a participação em programas promovidos pela Comissão Européia e a elaboração de currículos formativos voltados para a dupla formação. O termo de cooperação foi assinado pelo reitor Alan Barbiero na última sexta-feira (12); O reitor da Roma Tre, professor Guido Fabiani, assinou o documento ainda na Itália.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde do Tocantins, professor Neilton Araújo – que participou das negociações que deram origem ao convênio, na Itália -, o convênio terá duração de cinco anos, e será válido para diversas áreas do conhecimento – saúde, direito, educação, entre outras. “O próximo passo é desenvolver, nos campo da graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação, um plano de trabalho contendo os projetos que vamos desenvolver dentro deste convênio, para garantir que esse acordo de desdobre em ações concretas. Precisamos difundir essa discussão dentro da
Universidade, trazer as pessoas para debater as potencialidades dessa proposta”.

Para o reitor Alan Barbiero, convênios dessa natureza são de extrema importância para fortalecer as relações exteriores da Universidade. “A intenção é que a interação com instituições de outros países seja algo cada vez mais presente, e uma ação como essa, que tem uma articulação entre extensão, pesquisa e pós-graduação, é uma excelente oportunidade para viabilizar este projeto”. (Thomás Müller)
Fonte: UFT