Sem categoria

Após o mandato, Lula se dedicará a integração da América Latina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que após terminar o mandato como presidente da República irá trabalhar pela integração da América Latina e aproximar a relação do Continente com a África. O anuncio foi feito durante a posse da nova direção nacional do PT nesta sexta (19) à noite, no 4º Congresso Nacional da sigla, que termina neste sábado em Brasília. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, foi um dos representantes dos partidos da base aliada no evento.

A principal tarefa de Lula será promover uma relação constante entre dirigentes partidários, sindicais e do movimento social dos países. A falta disso, na sua opinião, pode ter favorecido o avanço das forças conservadoras no Chile.

“Nós precisamos construir uma relação além dos governos, muito mais profunda, como aqui tem dirigentes sindicais de várias partes do mundo, é muito importante que a gente dê a mesma importância de uma reunião de dirigentes partidários que a gente dá para reunião de presidente de países”, discursou.

Lula afirmou que é preciso haver reuniões periódicas entre os dirigentes partidários, sindicais e do movimento social da América do Sul, levando em conta a situação favorável promovida pelo avanço do campo progressista na região. Caso isso não ocorra, ele teme que haja um retrocesso como aconteceu no Chile.

Da Sucursal de Brasília,
Iram Alfaia