CTB assina nota em defesa das cotas em Sergipe

As centrais sindicais, sindicato e entidades do movimento social sergipano divulgaram nota manifestando apoio à política de ações afirmativas aplicada pela UFS no vestibular de 2010. Segundo o texto, esta é uma bandeira histórica do movimento social que deu origem ao PL 73/99. O dispositivo estabelece o sistema de reserva de vagas para universidades públicas, baseado no desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/Sergipe assinou a nota.

Leia a integra:

NOTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, EM DEFESA DAS COTAS EM SERGIPE

As centrais Sindicais, Sindicato e Entidades do Movimento Social Sergipano, veem a público Manifestar seu apoio total a Política de Ações Afirmativas aplicada pela Universidade Federal de Sergipe no vestibular de 2010, que sendo uma bandeira Histórica do Movimento social deu origem ao Projeto de Lei, o PL 73/99, onde estabelece o sistema de reserva de vagas para universidades públicas, baseado no desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio.

Com o substitutivo do deputado Carlos Abicalil (PT-MT) ao projeto original, destinou – se 50% das vagas para quem cursou o Ensino Médio em escolas públicas, dentro desse percentual, são reservadas 70% das vagas para alunos que se declararem negros ou índios.

No entanto, ao longo dos dias vimos várias famílias sergipanas serem vítimas de atos discriminatórios pelo fato de terem seus filhos aprovados no sistema de cotas da UFS. Essas famílias de classe Média alta, que durante muitos anos usufruíram das benércias de terem seus filhos aprovados nos melhores cursos da UFS, como se esses cursos fossem criados exclusivamente para eles. Agora estão inconformadas com a justa iniciativa da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, entrando com diversas ações judiciais onde, a qualquer custo querem impedir um projeto que tem como intuito garantir o acesso de grupos menos favorecidos ao ensino superior público de Sergipe.

Nós do Movimento Social, temos a certeza de que as cotas é uma ação justa para aqueles que, sempre optaram pela valorização do ensino público, com qualidade e inclusão social, diferente daqueles sob a justificativa de que o ensino público não tem qualidade optaram pelo ensino privado.

Para concluir é sabido por todos que o princípio da igualdade ordena o tratamento igual para aqueles que se encontra em uma situação idêntica, bem como determina o tratamento diferenciado para aqueles que estão em situações distintas. Ou seja, não temos dúvidas que é juridicamente possível e socialmente justo, que o estado preste um tratamento diferenciado a pessoas que se encontrem em situações distintas de outras.

Assinam essa Nota:

CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/Sergipe
SINDGRAFICOS – Sindicato dos Gráficos de Sergipe
SINDBOMPC- Sindicado dos Bombeiros Civil de Sergipe
FETASE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe
DCE – Universidade Federal de Sergipe
SINTASA – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sergipe
SINTRASE – Sindicado dos Trabalhadores nos Serviços Públicos de Sergipe
SEESE – Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe
SINTES – Sindicatos dos Trabalhadores em Sindicato de Sergipe
SEEB – Sindicados dos Bancários do Estado de Sergipe
Juventude do PT – Diretório de Aracaju
UBM – União Brasileira de Mulheres / Sergipe