Cotas raciais: Reitor da UFT participa de audiência no STF

O reitor da Universidade Federal do Tocantins e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero, é um dos participantes da audiência pública que acontece hoje, a partir das 14h, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em pauta o debate sobre as cotas raciais nas universidades públicas.

Os interessados podem acompanhar os debates ao vivo pela TV Justiça (canal 53, em UHC; 116, na Sky e 10 na NET) e pela Rádio Justiça (104.1, FM). A ideia dos encontros é ouvir o depoimento de quem tem experiência em políticas de ação afirmativa no ensino superior antes de julgar as ações sobre o assunto que tramitam no tribunal.

Além da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, que questiona o sistema de cotas raciais na UnB para preenchimento de 20% das vagas abertas nos vestibulares, as audiências públicas discutem também o sistema de reserva de vagas para estudantes do ensino público e negros, adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Além da participação dos ministros do STF, estarão presentes os presidentes do Congresso Nacional e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes da Advocacia Geral da União, do Ministério da Educação, das secretarias especiais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). (José Filho)
Fonte: UFT