Partidos devem utilizar Sistema FiliaWeb

Encerra-se dia 14 de abril o prazo para os partidos políticos enviarem a lista de cadastro de seus filiados.

O procedimento este ano deve ser feito obrigatoriamente através do sistema FiliaWeb. Criado pela Justiça Eleitoral, o programa permite que os partidos administrem via internet os registros de suas filiações.

Para ter acesso ao sistema é necessário que o presidente de cada diretório faça um requerimento à Corregedoria Regional Eleitoral do Tocantins (CRE-TO). O solicitante deve ainda apresentar certidão atualizada dos componentes da comissão e documentos pessoais. Os diretórios municipais devem procurar o Cartório de sua cidade. As comissões regionais estão sendo atendidas pela CRE-TO e os diretórios nacionais pela Corregedoria-Geral Eleitoral.

O FiliaWeb permite que os cidadãos emitam sua certidão de filiação partidária autenticada eletronicamente. De acordo com Rubens Heleno Martins, Chefe da Seção de Supervisão e Fiscalização do Cadastro (SEFISC), a procura pelo serviço tem sido grande nas últimas semanas. Para Rubens o sistema agiliza o procedimento, tornando-o mais dinâmico já que o cadastro é lançado automaticamente no sistema da Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), através da Secretaria Judiciária e Gestão da Informação (SJI), realizou em novembro do ano passado uma capacitação com os dirigentes de partidos políticos sobre a utilização do sistema. O endereço do sistema é www.filiaweb.tse.gov.br.
Fonte: TRE-TO