Professores da rede estadual de ensino estão em greve

Os professores da rede estadual de ensino estarão em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira, dia 8.

Conforme definido na assembléia do dia 24 de fevereiro, caso o Governo não negociasse um reajuste salarial aceitável para a categoria, a greve seria deflagrada. E foi o que aconteceu.

O SINTET apresentou o estudo elaborado pelo Dieese um reajuste de 33,75%. Mas o Governo do Estado só ofereceu 19,74%, considerando os 5% já dado em outubro do ano passado. Mesmo com várias tentativas de negociação, quando o SINTET pediu 25% de reajuste, o Estado não aceitou e, na próxima terça-feira a Assembléia Legislativa deverá aprovar o Projeto de Lei com a recomposição salarial de 14,04%.

Durante a reunião ocorrida hoje (06/03) entre a Diretoria Executiva e os representantes das regionais, foram deliberados procedimentos de atuação durante essa semana. No decorrer da semana serão promovidos assembléias e atos públicos pelo reajuste salarial em todo o Estado. Já na segunda-feira todas as regionais se encaminharão de mobilizar os professores e estudantes da rede estadual de ensino pela greve.

A mobilização da regional de Palmas acontece a partir das 9 horas no auditório do SINTET. No dia 16 de março acontecerá uma assembléia geral com os professores da rede estadual em local ainda a ser definido. Aguardem novas notícias.

Programação inicial

SEGUNDA-FEIRA – visita às escolas para comunicar da greve, colocar cartazes/faixas com dizeres ESTAMOS EM GREVE, Reunião com grêmios estudantis e Reuniões com pais de alunos.

TERÇA-FEIRA – convocação para o ato público de quarta-feira, fazer comunicado aos trabalhadores e sociedade em geral para que todos possam participar com caminhadas nas principais ruas das cidades.

QUARTA-FEIRA – Atos públicos nas principais ruas das cidades (seria interessante fazer panelaço, apitaço ou algo semelhante).

QUINTA-FEIRA – concentração em pontos de apoio (pontos estratégicos que a direção regional deve preparar para concentração) para debater os Estudos do Dieese 2002 a 2009 como forma de se preparar para esclarecer à sociedade sobre as razões da greve

SEXTA-FEIRA – concentração em pontos de apoio para estudos acerca da pesquisa realizada pela Apeoc.

Programação

Dia 8/03 – Palmas – assembléia regional às 9 horas no auditório do SINTET.

Araguaína – assembléia às 8 horas no SINTET

Tocantinópolis – assembléia regional às 16 horas

Colinas – ato público 8 horas em frente a Câmara de Vereadores

Gurupi – assembléia às 16 horas no Uniclube

Dia 10/03 – Araguatins – Ato público em frente a Delegacia Regional de Ensino.

Fonte: Sintet