Sem categoria

 China alerta para a "irresponsabilidade e hostilidade" da Google

A China advertiu o Google contra violações da lei do país nesta sexta-feira (12), enquanto crescem as expectativas sobre uma solução para a disputa pública entre a empresa e as autoridades do país sobre controle e segurança na computação.

"O Google apresentou seus argumentos, de forma tanto pública quanto privada", disse Li Yizhong, ministro da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, mas sem confirmar diretamente que existem negociações entre seu ministério e a empresa.

Ao mesmo tempo, Li afirmou que a Google é "irresponsável e hostil" se continuar a insistir em violar as leis do país para pôr fim ao filtro que impede a China de ter acesso a todo o conteúdo disponível na Internet.

"Espero que a Google não viole as leis e regulamentações chinesas”, disse o ministro. Li disse ainda que “a empresa vai ter que aceitar os resultados” se as regras forem violadas e cabe à empresa decidir se permanece ou não na China.

A China reagiu depois do “Charmain” da Google ter dito que “algo vai acontecer em breve”, sinal de que a vontade da Google terminar com a censura nos sites chineses pode-se prolongar. O controle sobre os conteúdos na Internet “é prioritário para o governo chinês”, referiu um professor de politica “Se a Google tiver intenções de permanecer na China vai ter que obedecer às regras do país”.

Com agências