PCdoB/GO debate quadro político eleitoral e composição de chapa

Sábado, dia 13 de março, comunistas goianos discutiram o quadro político eleitoral e o Projeto eleitoral do partido para eleições deste ano. O presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo esteve presente e fez uma atualização da política nacional.

O Encontro Estadual do PCdoB de Goiás foi realizado durante todo dia de sábado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e contou com a participação de militantes, dirigentes, gestores e parlamentares do PCdoB no Estado.

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo apontou no cenário nacional, o crescimento e fortalecimento da candidatura de Dilma Rousseff. Segundo Rabelo, "o bloco alinhado com a pré-candidatura petista está buscando uma alternativa ao neoliberalismo, defende um projeto de nação soberana, democrática e de inclusão social. Para as eleições de 2010 levamos com muita seriedade. Deve ser continuidade, desenvolvimento e avanço. Temos uma grande batalha para assegura o destino do nosso país, levando em conta nosso objetivo maior que é o socialismo".

Rabelo falou ainda que para se chegar a esse objetivo, a nação deverá estar forte, “precisamos conhecer as riquezas e potências do nosso país e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento é resultado de estudos, de pesquisas, é o projeto que acreditamos ser transformador. Precisamos criar uma frente política coesa, se não for assim, não conseguiremos seguir adiante” – enfatiza.

Projeto Eleitoral em Goiás

Em âmbito estadual, o presidente nacional disse que Goiás precisa colaborar com o Projeto Eleitoral e criar condição políticas. Rabelo considerou o apoio do PCdoB na sucessão ao governo de Goiás a uma ampla aliança que inclua os partidos do campo de Lula.

Nas últimas eleições, 13 deputados federais e um senador foram eleitos. Para 2010, segundo Rabelo, o partido deve trabalhar para que 22 ou 23 deputados federais e três senadores sejam eleitos. “Não é um plano sonhador. Acumulamos força, temos lideranças de expressão”, disse o presidente otimista diante da meta apresentada.

O presidente estadual do PCdoB/GO, vereador Fábio Tokarski fez uma apresentação sobre a situação política estadual e do projeto político eleitoral do partido em Goiás. “O debate com a militância, com os dirigentes e parlamentares do PCdoB é extremamente importante, pois acrescenta na tomada de resolução do Projeto Eleitoral, enquanto o cenário político eleitoral vai se afunilando” – destacou.

Sobre o Projeto Eleitoral do Partido em Goiás, Tokarski diz que o partido quer retomar seu espaço, elegendo um deputado federal e deputados estaduais, contribuindo assim com o Projeto Eleitoral do PCdoB nacionalmente. “Este debate nos dará uma noção se temos condições reais de vitória, lançando um candidato á federal e chapa própria para estadual”.

Á tarde, os dirigentes do PCdoB no Estado deram sua contribuição no debate sobre Projeto Eleitoral, leque das alianças e composição de chapa.

Da redação local,

Eliz Brandão