Sem categoria

Brasil quer incentivar turismo sul-americano na Copa de 2014

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, afirmou nesta segunda-feira (15), durante o 8º Fórum Panrotas, realizado na capital paulista, que é preciso investir em propaganda e trabalhar com as operadoras de turismo para estimular a vinda de turistas da América do Sul ao Brasil. “É preciso também criar facilidades de acesso não só ao transporte aéreo, mas nas estradas também, com o turismo rodoviário integrado. Temos condições de pensar em mecanismos para isso”.

Segundo ele, a Copa do Mundo de 2014 pode ajudar a estimular a vinda dos turistas da América do Sul ao Brasil porque cinco países do continente estarão presentes no torneio. Ele enfatizou a necessidade de trabalhar o turismo na região em uma via de mão dupla. “Temos que fazer um trabalho de planejamento com muito trabalho de relações públicas. Temos que ser generosos também. Se quero trazer mais chilenos para o Brasil tenho que levar mais brasileiros ao Chile”.

Barreto disse que anualmente visitam o país cerca de 1 milhão de argentinos, 720 mil norte- americanos, 300 mil italianos, e 254 mil alemães. “Temos em torno de 2 milhões de sul-americanos visitando o Brasil e podemos crescer muito nos próximos anos”.

O ministro reforçou que na preparação para a Copa do Mundo, o governo trabalha o potencial turístico do entorno das cidades onde haverá jogos, o que aumenta de 12 cidades (as sedes dos jogos) para 65 destinos para os turistas. Ele afirmou ainda que o governo terá investimentos nas áreas de mobilidade urbana, estádios e rede hoteleira.

“Porque o turista que vier para os jogos vai querer conhecer as regiões. Os jogos têm intervalo de 62 horas. Em cada estado há um conjunto de destinos que vamos trabalhar de maneira integrada, criando roteiros alternativos que integrem produtos e façam o turista ficar mais tempo no Brasil”.

Fonte: Agência Brasil