Sem categoria

Yann Evanovick: É nas ruas que vamos conquistar!

Nesta semana de 22 a 26 de março, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizam a Jornada de Lutas do Movimento Estudantil 2010, com passeatas em diversas capitais. A bandeira é 50% do fundo do pré-sal para a educação. O principal ato desta quinta-feira (25/3) ocorre em Manaus (AM). Acomapnhe a cobertura do Vermelho e confira artigo do presidente da Ubes, Yann Evanovick, sobre a jornada.


- Vitor Vogel

No Rio, protesto movido a alegria pede 50% do pré-sal na educação
BH: ato pelo pré-sal para educação e pelo meio-passe
Jornada em Brasília: pela educação e contra o Roriz
Jornada mobiliza estudantes por verbas do pré-sal para a educação
UEP mobiliza 3 mil em ato com o governador

Se as gerações de outrora deixaram os registros de suas valorosas contribuições por conta do combate à Ditadura Militar e nas mobilizações do Fora Collor, por exemplo, cabe a nós comprarmos o debate do pré-sal e nos posicionarmos em favor da juventude e dos trabalhadores brasileiros.

Por Yann Evanovick*

Afinal, estes sempre foram excluídos do acesso à riqueza proporcionada pelos ciclos econômicos desenvolvidos no nosso país. Assim foi durante à exploração do Pau-Brasil, do ouro, da borracha, do café, do cacau, etc.

E assim também seria na descoberta do petróleo em solo brasileiro, a partir de 1939. No entanto, os estudantes impediram essa afronta com a campanha “O petróleo é nosso”, denunciaram os “entreguistas” que preferiam ver esta riqueza sendo explorada por empresas internacionais e conquistaram, em 1953, a fundação da Petrobrás.

Com a recente descoberta das extensas reservas de petróleo na camada do pré-sal, se descortina nova possibilidade de avançarmos no desenvolvimento do país. Por outro lado, surgem novamente àqueles que pretendem abrir ainda mais espaço para que empresas estrangeiras venham se apossar de nossas riquezas. Mas, também, existe a possibilidade de que os recursos oriundos do pré-sal sejam investidos em benefício dos brasileiros.

Por conta disso, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) tomam o exemplo da geração do “Petróleo é nosso” e lançam a campanha em defesa de 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.

Dessa forma, pretendemos avançar nas mudanças que já estão em curso e ampliar o investimento na educação, que hoje gira em torno de meros 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Reconhecemos os ganhos que representam o ingresso de milhares de novas pessoas nas universidades por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do aumento do número de vagas nas universidades federais, da criação dos Institutos Federais de Ensino Tecnológico (Ifets), dentre outras coisas.

Mas sabemos que isso ainda é pouco, pois as estruturas das escolas e universidades precisam muito ser melhoradas e os 14 milhões de analfabetos existentes no país clamam por alguma oportunidade para terem suas vidas modificadas.

Logo, é fundamental fortalecermos essa bandeira de luta. Pautas específicas trabalhadas nos estados nos últimos anos, como a meia-passagem, o passe-livre, a reforma universitária, entre outras, são extremamente importantes. E todas elas podem ser viabilizadas caso a luta pelos 50% do pré-sal na educação seja implementada.

Portanto, é extremamente importante convergirmos o engajamento e a combatividade que nos caracteriza para, juntos, construirmos nas ruas um novo Brasil e um futuro melhor para todos.

*Yann Evanovick é presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)