Sem categoria

Valor da hipoteca devida por desempregados será reduzida nos EUA

O governo Obama anunciou novas medidas para ajudar os proprietários de imóveis com problemas. A iniciativa vai envolver o governo, por meio da Administração Federal Imobiliária (FHA, na sigla em inglês), no refinanciamento de empréstimos para pessoas que devem mais do que o valor de suas casas.

 

O plano prevê a redução do valor da hipoteca a ser paga por pessoas desempregadas às entidades creditícias e, em determinados casos, até o fim desse pagamento.

A ideia é diminuir ou suspender os pagamentos mensais por três meses a seis meses. Dessa forma, a administração 0bama quer evitar a execução hipotecária e manter o maior número de pessoas em suas moradias.

O governo usará recursos do Programa de Alívio de Ativo Problemático (Tarp, na sigla em inglês) para cobrir a assistência ampliada, segundo um oficial. Com isto, as autoridades esperam estancar a crise no ramo imobiliário, que precedeu e determinou a recessão iniciada no final de 2007, e ainda não acabou.

Cenário crítico

A construção civil ainda vive um cenário crítico nos Estados Unidos. Em fevereiro, a venda de imóveis novos na maior economia do mundo registrou um nível recorde de baixa, ficando 80% abaixo do pico de vendas, ocorrido em julho de 2005.

No mesmo mês, a venda de casas usadas caiu pela terceira vez consecutiva. O mercado imobiliário retrocedeu aos piores momentos da crise no ramo, verificados no segundo trimestre de 2009. Há cerca de 11,3 milhões de proprietários cujas casas valem menos do que o custo do financiamento, o que sinaliza crescimento da inadimplência ao longo dos próximos meses. Os processos de despejos somam cerca de 5 milhões.

Da redação, com Valor