Sem categoria

Encontro na Argentina marcará 20 anos do Fórum de São Paulo

Este ano, o Fórum de São Paulo (FSP) – espaço de discussão regional que reúne partidos políticos de esquerda – completa 20 anos de existência. A data será comemorada durante a 16º Encontro do Fórum, que acontecerá de 17 a 20 de agosto, em Buenos Aires. E foi para coordenar a participação no evento que o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, e o secretário executivo do Fórum e dirigente do PT, Valter Pomar, reuniram-se nesta terça-feira (30).

Além de discutirem a cooperação entre os partidos na área internacional e as resoluções da última reunião de trabalho do Fórum (realizada no México, em 14 de março), os dirigentes começaram a delinear uma agenda conjunta de eventos.

Um deles é a realização, um dia antes do 16 º Encontro do FSP, de uma atividade para debater, com as delegações dos partidos presentes em Buenos Aires, a campanha presidencial brasileira. De acordo com Ricardo Abreu, a ideia é apresentar o programa de governo da pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff.

A iniciativa de debater as eleições do Brasil guarda ligação com o próprio tema do 16º Encontro do Fórum de São Paulo, que é “Consolidar a unidade dos partidos populares, progressistas e de esquerda na América Latina e Caribe, para aprofundar as mudanças, consolidar a integração e derrotar a contra-ofensiva conservadora”.

“Há uma grande expectativa na esquerda latino-americana a respeito das eleições brasileiras, porque, se elegermos a pré-candidata Dilma Rousseff e continuarmos avançando com as mudanças será um grande reforço ao processo político que vive o continente. Caso contrário, será um retrocesso grande não só para o país, mas com conseqüência para o conjunto da região”, explicou Ricardo Alemão.

O encontro que marcará os 20 anos do Fórum contará com um ato público, com presença de convidados especiais e apresentações artísticas. A escolha pela cidade de Buenos Aires coincide com as comemorações do bicentenário da independência argentina.

Na ocasião, haverá reuniões setoriais de mulheres; trabalhadores de arte e cultura; governos sub-nacionais; governos nacionais; legisladores; rede de fundações e escolas ou centros de capacitação política; meios de comunicação; defesa; segurança, delinqüência organizada e direitos humanos; colonialismo; e movimentos sociais. Também acontecerá, paralelamente, o 2º Encontro das Juventudes do FSP.

“Tanto para o PCdoB, quanto para o PT, a atuação no Fórum de São Paulo é uma prioridade. Os dois partidos estão no grupo de trabalho e devem se empenhar na organização política de mobilização. Portanto, é importante que estejam em coordenação”, disse Alemão.

De acordo com o comunista, o próximo encontro do FSP tem especial importância. “Porque marca as duas décadas da entidade, com uma experiência exitosa de unidade da esquerda latino-americana. E também pelo tema, que é a consolidação do processo político avançado na região e como resistir à uma contra-ofensiva que visa derrotar esse movimento progressista, como mostra o caso de Honduras, do Panamá, do Chile e a instalação das bases miliares na Colômbia”, avaliou.

Veja abaixo as resoluções e moções (em espanhol) aprovadas na última reunião de trabalho do Fórum de São Paulo, no México, em 14 de março de 2010.

Da Redação,
Por Joana Rozowykwiat