Organizações saúdam libertações unilaterais das Farc
Organizações não-governamentais de vários países do mundo saudaram nos últimos dias as ações de libertação de presos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (Farc-EP), intermediadas pelo Brasil, que tiveram encerramento na tarde desta quinta-feira, com a devolução dos restos mortais de Julián Guevara.
Publicado 01/04/2010 20:20
Leia a seguir a íntegra da declaração, publicada no site da Agência de Notícias Nova Colômbia
Os abaixo assinantes, integrantes da Comissão Ética Internacional pela Verdade na Colômbia e, outras pessoas de diversas partes do mundo, de organizações de Direitos Humanos, intelectuais, agrupações de solidariedade e movimentos pelo direito à memória, à verdade e à justiça, estamos seguindo com muita atenção as ações em torno à humanização da guerra na Colômbia, promovidas por Colombianas e Colombianos pela Paz, expressão cidadã nacional e internacional, liderada pela Senadora Piedad Córdoba..
Em anteriores comunicações éticas tínhamos manifestado nossa solidariedade e preocupação com a família Moncayo respeito à liberação de seu filho, o Cabo do Segundo Exército Paulo Emilio Moncayo Cabrera. Hoje nos unimos à grande alegria que vive essa família, assim como a família do soldado profissional Josué Daniel Calvo, logo de sua liberação por parte da guerrilha das Farc-EP.
Festejamos o feliz término de uma decisão unilateral da guerrilha das Farc-EP que mostra sua vontade de caminhar rumo a um Acordo Humanitário e uma saída negociada ao conflito social e armado no país. Esse feito é um reflexo da possibilidade da humanização do conflito armado interno de Colômbia.
Consideramos como um gesto positivo a proposta apresentada pelas Farc-EP, demandando que tal oferecimento se possa fazer viável sem nenhum tipo de condições por nenhuma das partes.
Estamos convencidos que esses feitos humanitários de paz não se houvessem realizado sem a perseverança e tenacidade da Senadora Piedad Córdoba, junto à de Colombianas e Colombianos pela Paz, que têm permanecido ao lado dos familiares dos detidos e seqüestrados. Por isso, nosso respaldo a que continuem com essa labor rumo à Paz.
Somos conhecedores que Colombianas e Colombianos pela Paz têm visitado as cadeias reconhecendo nelas a situação tão desumana em que vivem os detentos nessas prisões, por isso compreendemos e apoiamos o chamado legítimo às partes em conflito para que seja realizado quanto antes um Acordo Humanitário.
Cremos que dar um novo passo à humanização da guerra interna, através de um Acordo Humanitário, será um aprendizado para chegar à saída definitiva a um conflito social e armado que existe na Colômbia desde há tantos anos.
Com essa perspectiva ética e histórica, de novo fazemos um chamado a toda a insurgência, para seguir desenvolvendo acordos, regras claras e passos relativos à humanização do conflito, razão pela qual persistiremos para que se tornem viáveis mais gestos das Farc-EP e para que o ELN se some a essa dinâmica, como conhecemos é já sua disposição, em palavras de seu Comando Central, estando em contato com Colombianas e Colombianos pela Paz, ao qual estaremos atentos, para avançar com ações concretas de diálogo e acolhida dos princípios do Direito Internacional Humanitário e a abertura de uma nova esperança de Paz com justiça.
Atenciosamente
Francois Houtard, teólogo, sociólogo, diretor do Centro Tricontinental (CETRI), e membro fundador do Foro Social Mundial, Bélgica
Mirta Baravalle; Mães da Praça de Maio, Linha Fundadora, Argentina
Dr. Gilberto López y Rivas, Instituto Nacional de Antropología e História, México
Sean Hawkey. Conselho Mundial de Igrejas; Reino Unido
Stephen Haymes, Universidad DePaul, EUA
Mary Bricker-Jenkins, PhD, Membro del Comitê Internacional Poor People''s Economic Human Rights Campaign, EUA
Carlos Fazio, jornalista, investigador e acadêmico da UNAM; México
Antoni Pigrau, professor de Direito Internacional, Espai Catalunya-Comissió Ètica, Espanha
Tica Font, Diretora do Instituto Catalão Internacional para a Paz; Espai Catalunya-Comissió Ètica, Espanha
Elizabeth Deligio, Observatório da Escola das Américas; EUA
Libertad Sánchez, Associação pela Recuperação da Memória Histórica de Mérida y Comarca; España
Miguel Álvarez, presidente do Serapaz, México
Lorenzo Loncón, Werken; werken comunidad mapuche newen mapa, Pueblo Mapuche
Eduard Nachmann, professor, filho de desaparecido; integrante de H.I.J.O.S.; cidade de Buenos Aires, Argentina
Enrique Santiago, diretor do Instituto de Estudios Políticos de América Latina y África, da Espanha
Enrique Nuñez, Agrupación Ex-presos y ex-presas políticos, Chile – France – Amerique Latin; Francia
Rainer Huhle, Centro de Direitos Humanos de Nuremberg, Alemanha
Fonte: Anncol