Sem categoria

Chávez recebe Putin na Venezuela

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, chegou nesta sexta-feira (2/4) à Venezuela com o fim de avançar para uma etapa superior na cooperação bilateral mediante o aprofundamento dos laços estratégicos entre ambas nações.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu o ilustre visitante após sua chegada ao aeroporto internacional de Maiquetía. Antes da visita de Putin à Venezuela, ocoreu a Sétima Reunião intergovernamental de alto nível entre a Rússia e a Venezuela, que avaliou os avanços nos numerosos acordos assinados pelos dois países e a ampliação dos vínculos comuns. Entre as prioridades da cooperação sobressaem programas na esfera energética.

O encontro entre Putin e Chávez terá como fundo o lançamento de uma empresa petroleira mista que começará a produzir este ano 50 mil barris de petróleos diariamente, com perspectiva de crescimento.

O presidente Chávez assegurou, na véspera, que a Rússia apoiará a Venezuela no desenvolvimento da energia nuclear com fins pacíficos, o qual considerou um dos novos palcos das relações conjuntas, junto ao impulso de projetos espaciais e financeiros que permitirão criar um banco binacional.

De acordo com o governante, essas iniciativas estarão entre os temas a tratar durante a visita do primeiro-ministro russo. Além disso sublinhou a relevância de estender a colaboração em setores como a agricultura, educação, pesca, infra-estrutura, transporte e saúde.

Caracas e Moscou desenvolvem a cooperação técnico-militar sobre a base do cumprimento das obrigações e normas do direito internacional.

A visita de Putin se realiza no contexto das comemorações pelo bicentenário da independência da Venezuela. Desde a primeira viagem de Chávez à Rússia em 2001, as relações entre os dois países se intensificaram notavelmente.

O governante venezuelano visitou sete ocasiões a nação européia, a última a setembro passado.

Fonte: Prensa Latina