Sem categoria

Irã irá à ONU para se queixar da "ameaça nuclear" de Obama

O Irã apresentará uma queixa às Nações Unidas sobre o que vê como uma ameaça do presidente americano, Barack Obama, de atacar o país com armas nucleares, informou o ministério das Relações Exteriores iraniano neste domingo (11). Obama deixou claro na semana passada que o Irã e a Coreia do Norte estão excluídos dos novos limites no uso de armas atômicas — algo que Teerã interpreta como uma ameaça de um adversário de longa data.

"A recente declaração do presidente dos Estados Unidos implicitamente intimida a nação iraniana com o uso de armas nucleares", disse o líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, em um encontro televisionado com autoridades militares e civis. "Esta declaração é muito estranha e o mundo não deveria ignorá-la, já que no século 21, que é a era de apoio aos direitos humanos e da campanha contra o terrorismo, o líder de um país ameaça com uma guerra nuclear".

Ramin Mehmanparast, porta-voz do ministério das Relações Exteriores, disse à agência de notícias Fars que o Irã apresentará uma reclamação formal à ONU — gesto apoiado por uma carta assinada por 255 dos 290 membros do parlamento iraniano. Obama pressiona outras potências globais a concordar com uma quarta rodada de sanções da ONU contra o Irã por sua recusa em interromper seu programa nuclear, que o Ocidente acusa, sem provas de servir à construção de bombas.

Na sexta-feira, o presidente Mahmoud Ahmadinejad disse que o programa nuclear de seu país é "irreversível", apesar dos limites à importação de tecnologia estrangeira e da ameaça de novas sanções. Ahmadinejad revelou o protótipo de uma centrífuga aperfeiçoada que deverá enriquecer urânio mais rápido do que os modelos existentes.

Da Redação, com informações da Reuters