Prefeitura de Aracaju faz balanço das chuvas

As chuvas previstas para o final de semana na Grande Aracaju superaram a média histórica do mês de abril. Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe, Overlan Amaral, de quinta-feira, dia 8, até a manhã desta segunda, 12, o acúmulo de água chegou a 350 mm, montante que supera a média histórica do mês de abril, que é de 212 mm. Apesar do temporal dos últimos dias, a cidade tem resistido bem e não foram constatados incidentes mais graves, como mortes e soterramentos.

Para o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura, os problemas poderiam ser bem maiores se a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) não tivesse investido em ações preventivas desde o ano passado e se os órgãos não estivessem em regime de plantão 24 horas prestando assistência imediata à população. "Foi muita chuva em pouco espaço de tempo e os estragos teriam sido ainda mais intensos se nosso sistema, juntamente com os órgãos de apoio, não estivesse funcionando de forma rápida e eficiente", informou.

Nicanor Moura ressalta ainda que a prioridade máxima da PMA no momento é retirar os moradores das áreas de risco, nem que seja preciso usar de força policial para tanto. As famílias desabrigadas estão sendo levadas para abrigos improvisados nas escolas das redes pública e municipal localizadas nos bairros Santa Maria, Mosqueiro e Coqueiral, onde a situação é mais crítica. Até o momento foram contabilizadas 830 pessoas desalojadas, 844 desabrigados, dois feridos, nenhuma morte, 140 pontos de alagamentos, 18 casas/barracos destruídos e 284 casas danificadas.

A orientação da Defesa Civil Municipal é, em caso de algum tipo de rachadura ou estalos nas residências, o morador deve sair imediatamente de casa e ligar para o 190. Também é importante o compromisso da população no sentido de não jogar lixo nas ruas, evitando, assim, o entupimento das valas que ajudam a escoar a água das chuvas. A maior parte dos desabrigados vem das regiões da Praianha e do Morro do Avião, no bairro Santa Maria, do Coqueiral, e do Mosqueiro.

Abrigos

A Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado montaram alojamentos e disponibilizaram equipes para o atendimento assistencial e de saúde às vítimas das chuvas. Aqueles que não têm mais como voltar para casa foram levados para as escolas Laonte Gama e Vitória de Santa Maria (no bairro Santa Maria), Barão de Mauá (Orlando Dantas), e Airton Teles (no Mosqueiro).

Campanha

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados. Colchões, cobertores, agasalhos, produtos de higiene e alimentos podem ser entregues no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Gonçalo Rollemberg Leite, próximo à Churrascaria Dom Pedro I, no bairro José Conrado de Araújo.

Costa do Sol

Diante do alagamento do conjunto Costa do Sol, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, determinou no último domingo, dia 11, soluções emergenciais para solucionar o problema. Está sendo construída uma valeta até o canal Heráclito Rollemberg, na avenida Beira Mar, para permitir o escoamento das águas que há dias inundam o residencial.

Para realizar a obra, o prefeito justificou que o município pedirá à Justiça para intervir no estacionamento de um condomínio de apartamentos e numa oficina mecânica e irá declarar como de utilidade pública um terreno baldio às margens da avenida Melício Machado. "Vamos construir nestes espaços um curso d´água para que as águas pluviais possam correr em direção à nossa rede. Esses terrenos foram ocupados de forma irregular por particulares e a Prefeitura vem travando uma batalha judicial para reverter esse equívoco e fazer obras corretivas", esclareceu.

Aluguel

Na tarde do último domingo, a secretária municipal de Assistência Social, Rosária Rabelo, se reuniu com uma comissão de moradores do conjunto Costa do Sol, quando ficou acordado que o município alugaria 70 casas, no valor de até R$ 600, para abrigar as famílias que não têm como voltar para suas moradias. Durante todo o final de semana o prefeito se reuniu com o secretariado e visitou as principais áreas atingidas pelas chuvas.

Desde o ano passado, a PMA aprovou um projeto no Ministério das Cidades para construção de grande um canal na região, orçado em R$ 26 milhões, que irá resolver de uma vez por todas o problema histórico de alagamento. Os recursos federais ainda não foram liberados, mas a expectativa é que até o final do ano o município possa começar a licitar a obra, que irá beneficiar não só o conjunto Costa do Sol, como toda a comunidade do bairro Aeroporto.

Prevenção

Sem o trabalho preventivo de limpeza de bueiros, canais e valetas, sobretudo nas vias com histórico de alagamento, monitoramento de encostas e serviços de manutenção na rede de drenagem, os transtornos na cidade teriam sido bem mais intensos. Além disso, a PMA criou desde o ano passado o Plano de Contingência para Períodos Chuvosos e o Sistema Municipal de Defesa Civil, formado pela Emurb, Emsurb, Corpo de Bombeiros, Assistência Social, Samu Aracaju e Vigilância Sanitária.

Para se ter uma idéia do volume de água que se abateu sobre Aracaju, em quatro dias choveu na capital quase o dobro do esperado para todo o mês de abril (212 mm). "Foi um excedente de chuva extremamente alto, de quase 100%. A é previsão é que a chuva continue intensa hoje e um pouco mais amena amanhã", afirmou Overlan Amaral.