Sem categoria

Trabalhistas britânicos despencam para 3º posto em pesquisas

Pela primeira vez em quase três décadas, o Partido Liberal Democrata do Reino Unido (PLD), na oposição, superou em popularidade o governista Partido Trabalhista, a três semanas para as eleições gerais de 6 de maio.

Ema pesquisa diária da empresa de consultoria ICM situa o PLD, de Nick Clegg, no segundo posto da preferência popular, com 30% das intenções de voto, o que significa um aumento de 10 pontos.

A empresa de pesquisas destaca como "extraordinário" o aumento do apoio aos liberais democratas, que representa um retrocesso sem precedentes do Partido Trabalhista, na situação, no período que começou em 1984.

A decolagem da terceira organização com maior peso no cenário político britânico ocorre desde a última quinta-feira, após o primeiro debate televisivo entre os principais líderes que disputarão as eleições de 6 de maio.

A primeira rodada de duelo diante do público marcou sem dúvidas uma viragem na disputa que antecede a eleição geral, qualificada como a mais "renhida" dos últimos 30 anos.

Essa votação pelo posto de premiê coincidirá com as eleições legislativas regionais na Inglaterra e no País de Gales.

À luz da popularidade obtida em apenas uma semana de campanha, Clegg afirmou que a "partida rumo à fama" era só o começo da campanha dos Liberal Democratas, por questionar seriamente a política de eleição ao Westminster, a sede do parlamento bicameral britânico.

Clegg sublinhou que seu partido propõe que o Reino Unido faça algo diferente para uma mudança real que o país anseia e "as pessoas estão começando a acreditar que isso é possível", disse.

Os Liberal Democratas diferem dos conservadores e trabalhistas por sua notória inclinação à integração europeia, sua oposição à modernização dos mísseis nucleares estratégicos Trident e uma postura menos hostil em relação à imigração.

Conforme o estudo da ICM, solicitado pelo diário The Guardian, os conservadores mantém vantagem, com 33% das intenções de voto, mas perderam quatro pontos, para situar-se na pontuação mais baixa desde julho de 2007.

O trabalhismo, liderado pelo premiê Gordon Brown., caiu ao nível mais baixo desde outubro de 2009, com 28 pontos percentuais. Outras pesquisas recentes dão aos trabalhistas 30% a 31% do apoio do eleitorado.

A fonte ratifica a tendência do panorama político britânico para depois de 6 de maio, rumo a um parlamento sem maioria.

Fonte: Prensa Latina