Visita reafirma compromisso com a preservação da Mata Uchôa

O secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Arrais, realizou no último sábado (17) uma visita à Mata do Engenho Uchôa, acompanhado do vereador Luciano Siqueira e de ambientalistas e lideranças comunitárias.

Na visita, o secretário reafirmou o compromisso da Prefeitura com a preservação da Mata, considerada Área de Proteção Ambiental (APA) pelo município e objeto de uma luta que dura mais de 30 anos. A proposta de implantação de uma usina para tratamento de resíduos sólidos na área já degradada tem como contrapartida a viabilização de um parque ecológico, mas ainda encontra a resistência dos defensores da mata.

“Essa visita nos proporcionou verificar in loco a extensão da área degradada, com sinais evidentes de erosão e indícios de mau uso por parte da população. Também foi possível identificar uma edificação atribuída a uma construtora que anos atrás teve a intenção de lotear a área para um condomínio de luxo, o que reforça a nossa compreensão de que não se trata de um problema simples”, informou Luciano Siqueira.

Na opinião do parlamentar, que tem acompanhado de perto a luta em defesa da Mata, o ponto de partida é garantir a desapropriação do terreno, de propriedade privada, avaliado em torno de R$ 20 milhões. “A solução não depende exclusivamente do Tesouro Municipal, nem há tampouco financiamento federal que garanta essa desapropriação. Nossa expectativa é que, na continuidade do diálogo entre o movimento e a Prefeitura, se encontre a melhor forma de garantir a construção de um parque que promova a visitação pública, a conscientização e a boa utilização da área por parte da população”, afirmou.

Parte do patrimônio paisagístico e ambiental do Recife, com seus biomas de mangue, mata atlântica e restinga, a Mata do Engenho Uchôa abrange uma área de 192 hectares. Em seu entorno residem 270 mil pessoas, sendo 19% de moradores do Recife. A área de proteção ambiental tem o nome de APA Rousinete Falcão, homenagem a uma integrante do movimento, falecida há três anos.

Confira em vídeo a entrevista do Secretário Roberto Arrais.

Fonte: site do vereador Luciano Siqueira