Viveiro em Bicas recebe o nome de João Amazonas

Num belo domingo de sol, na praça central da pequena São Joaquim de Bicas, crianças e adultos circulam com mudas de aves nativas distribuídas por Isaias e Felipe, colaboradores do Viveiro João Amazonas. São mudas de Amoras, Cedros, Patas de Vaca Branca, Saboneteiras e muitas outras.

Viveiro Joao Amazonas

O viveiro é uma iniciativa do vereador Nino Resende, do PCdoB, que já faz parte da vida da pequena cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, com 24 mil habitantes. As mudas são distribuídas também nas portas dos supermercados, nos finais de semana. As parcerias já conquistadas demonstram bem o sentido de oportunidade da experiência. Compartilham do projeto não só órgãos públicos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Câmara Municipal, a Emater e a Cemig. O comércio local também tornou-se parceiro como Zinho Plaza Hotel, Toninho Imóveis, Supermercado Lara Resende, PC.Info, Jornal Cidades, Irmãos Batata, Águia Dourada Segurança e vários outros.

Segundo Nino, o projeto tem como objetivo “criar uma consciência nos moradores da cidade para adotarem uma árvore e com isso contribuírem para arborizar a cidade, proteger nascentes, preservar matas e difundir árvores frutíferas”. (Os que convivem com a quente temperatura local sabem bem a importância da iniciativa).

Por que o nome de João Amazonas? “Foi uma forma de divulgar o nosso partido numa cidade que tem muitos operários da indústria metalúrgica”, diz o Nino. E sem dúvida o partido tem crescido e ampliado sua influência em várias áreas, contando com o Secretário Adjunto de Educação, Sérgio Rangel.

O viveiro recebeu a visita da deputada federal Jô Moraes que tem parceria na área de saúde com a prefeitura, através de emenda parlamentar e do ex-Secretário de Políticas Sociais de Betim, Geraldo Pimenta cuja parceria se dá na área cultural por serem municípios vizinhos.