Secretaria de Mulheres no Paraná pode ser realidade

Vitória para mulheres paranaenses!

Em reunião com Regina Pessuti, que tem desenvolvido um papel importante desde que Orlando Pessuti assumiu o Governo do Estado, anunciou com destaque a possibilidade de criação no Paraná da Secretaria de Políticas para as Mulheres, uma luta do movimento feminista e de mulheres do Paraná, pautado nas duas Conferências de Políticas para as Mulheres e nas lutas centrais do movimento.

Participaram da reunião além de Regina Pessuti, Gleisi Hoffmann,as deputadas Rosane Ferreira e Luciana Rafagnin, as militantes feministas – Antonia Passos pelo Fórum Popular de Mulheres, Alzimara Bacellar pela Federação de Mulheres do Paraná, Regina pela CUT e representando a União Brasileira de Mulheres Elza Maria Campos.

Na ocasião, Regina destacou que além da criação da Secretaria de Mulheres o Governador também ativará o Conselho Estadual da Mulher, que não se reúne há dois anos. Para tanto, Pessuti deverá encaminhar até meados de maio à Assembléia Legislativa uma mensagem propondo a criação da Secretaria e assinará decreto reativando o Conselho.

Coube às companheiras do movimento de mulheres assumirem a convocação de uma reunião plenária para debater esta questão com as representantes das Entidades, para nova composição do Conselho Estadual da Mulher do Paraná. O Vosnelho tem mandato de dois anos e é formado paritariamente entre representantes da sociedade civil e do governo.

Na ocasião, também se reivindicou a assinatura do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, com a participação da ministra Nilcéia Freire.

Fonte: UBM PR –
http://www.ubmulherespr.blogspot.com/