Sem categoria

Pimba!

Luta pela terra
A “Jornada de Lutas por Reforma Agrária” (o “Abril Vermelho”) que ocorre todo mês de abril, lembra o massacre de Eldorado de Carajás (sul do Pará), ocorrido em 1996. Em homenagem aos mortos, a data foi transformada no “Dia Internacional da Luta Camponesa”.

Luta pela terra – 2
Até o dia 20 de abril, trabalhadores rurais sem-terra haviam ocupado, como parte do protesto, 68 latifúndios improdutivos em 11 estados. Foram realizadas manifestações em 19 estados e em Brasília. O movimento ainda faz marchas na Bahia, Tocantins, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Luta pela terra – 3
Em 12 de maio vai ter início o Grito da Terra Brasil 2010, promovido pela Contag. Entre as reivindicações está a atualização dos índices de produtividade rural, a aprovação de uma legislação ambiental específica para a agricultura familiar e mudanças no programa de aquisição de alimentos (PAA). “Queremos centrar fogo no aumento da renda do agricultor familiar e na melhoria das políticas públicas”, explicou Alberto Broch, presidente da Contag.

Reparação
Em 12 de abril, Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB (foto), foi reintegrado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, da qual foi expulso em 1966, quando era presidente da União Estadual dos Estudantes. Perseguido pelos militares, ele viveu 15 anos na clandestinidade. A Universidade tinha esse débito. O momento “nos permite recompor algumas das cicatrizes desse passado histórico recente”, declarou o reitor Naomar Almeida.