“Internet vai recuperar o voluntariado na campanha”, diz Branco

Marcelo Branco, articular de mídias sociais da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff esteve em Goiânia e proferiu palestra sobre uso da internet nas eleições 2010 para comunicadores dos partidos aliados na campanha.

Nesta sexta-feira, 30, no auditório da Assembléia Legislativa de Goiás, o coordenador de redes sociais Marcelo Branco, começou por Goiânia, a percorrer as capitais brasileiras para falar sobre o uso da rede mundial de computadores nas eleições deste ano.

O evento contou com a participação de partidos aliados a pré-candidatura de Dilma Rousseff, além do PT, o PMDB, o PCdoB e o PSC.

O “mobilizador” de mídias, Marcelo Branco disse que a Internet acelerou a forma da humanidade de se articular, mas essa revolução social não determinou os modelos sociais, entretanto, levou a um novo patamar de disputa, a um novo nível de organização social.

Segundo Branco, o rádio, a TV e o jornal transmitem a opinião ao público, há pouca interação, o telefone aumentou mais a interatividade entre as pessoas, mas a Internet interage muito mais, fazendo com que as pessoas possam falar ao mesmo tempo com muitas outras pessoas”- disse o articulador se dirigindo aos presentes na palestra, formado por jornalistas, pré-candidatos e assessores.

Marcelo Branco apontou também dados que mostram que o brasileiro é o que mais fica conectado na internet no mundo. "Somos 65 milhões de brasileiros ligados na internet, e mais da metade são da classe C e D, que apesar de não terem computadores próprios, utilizam lan house ou centros de inclusão digital".

Campanha x Internet

O articulador de redes disse que a internet terá papel fundamental na eleição em função do grande envolvimento dos brasileiros com o veículo. Para Branco, o Twitter, o Facebook, o Orkut e Blogs pessoais serão determinantes não só na disseminação de conteúdos, mas na aproximação dos candidatos às suas bases eleitorais. Segundo ele, a interação com apoiadores, fora da organização, irão agregar valor na construção e divulgação da campanha política. "A internet recuperará o voluntariado na campanha eleitoral deste ano", afirmou.

Branco alertou também sobre os perigos do mau uso das ferramentas. "Temos que nos capacitar para usufruir e intervir nos meios de comunicação rápida e objetiva. O Twitter, por exemplo, tem que ser usado pelo próprio candidato, dando opiniões exclusivas, não o que os sites de notícias já dão. Além disso, o candidato terá que usar uma linguagem informal de acordo com a linguagem do internauta", disse o articulador de redes.

Questionado sobre a mobilização pela internet possa transformar em votos, Branco foi prudente. Segundo ele, por mais que a internet seja importante, outros fatores vão determinar a escolha do eleitor. “A resposta só virá mesmo em outubro. Acho que outros fatores como plano de governo e aceitação popular, irão somar”.

Portal Vermelho

Ao saber da presença de representantes do Vermelho, Marcelo Branco elogiou o site pelo Prêmio iBest recebidos pelo Portal (2004 e 2008) como melhor site de política do Brasil. A secretária de comunicação do PCdoB de Goiás, Eliz Brandão agradeceu os elogios e acrescentou: "Em todas as edições de que participou, o Vermelho sempre ficou nas dez primeiras colocações." 

Da redação local,
Eliz Brandão