Sem categoria

PCP: A crise na zona euro e a luta dos trabalhadores

Diante dos ataques especulativos do capital financeiro às economias mais vulneráveis e dependentes da União Europeia, o deputado português João Ferreira, do Partido Comunista, denunciou no Parlamento Europeu as causas da fragilidade das contas públicas dos países da região e expressou solidariedade aos trabalhadores e aos povos em luta.

Leia abaixo a íntegra da intervenção de Ferreira, reproduzida do site do Partido Comunista Português:

Recrudescem os ataques dos especuladores financeiros às economias mais vulneráveis e dependentes da zona Euro.

O capital financeiro que recebeu dos Estados milhões de milhões de euros é o mesmo que agora especula sobre a fragilidade das contas públicas criada por essas transferências e pela dependência econômica das economias periféricas.

Dependência causada por uma política monetária e cambial conduzida pelo BCE, com a sua falsa independência, ao serviço do grande capital e das grandes potências europeias. Agravada pela liberalização dos mercados e pela livre concorrência no comércio internacional.

Perante isto, os governos e a União Europeia acabam de deixar bem claro qual o significado da "solidariedade europeia": estender o tapete à continuação do saque do capital financeiro e transferir para os trabalhadores e os povos os custos do roubo — se preciso for, com medidas de autêntico terrorismo social. Mas os trabalhadores e os povos não capitularão perante o rumo que lhe anunciam como inevitável — e que não é! A sua luta aí está a demonstrá-lo.

Na Grécia, em Portugal e em tantos outros países. Daqui os saudamos pela coragem e determinação. Precisamos de coesão econômica e social. De crescimento e desenvolvimento, com correção de injustiças. E por isto se exige, entre outras medidas, o fim definitivo do (mal chamado) Pacto de Estabilidade e Crescimento.