PT nacional considera RS estratégico para Dilma

A confirmação de que a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, virá ao Estado para cumprir atividades de campanha pela terceira vez em pouco mais de um mês reforça a estratégia da cúpula petista, que considera imprescindível reverter a vantagem conquistada por José Serra (PSDB) junto ao eleitorado gaúcho.

Exatamente uma semana após a primeira passagem de Serra pelo Estado como presidenciável, Dilma retorna, na próxima terça-feira, para impedir a ampliação da vantagem do adversário tucano.

"O Rio Grande do Sul é estratégico. Se a Dilma ganhar no Sul, encaminha muito bem a vitória", afirmou Paulo Ferreira, ligado à direção nacional do PT. Petistas gaúchos que se reuniram recentemente com a direção nacional do partido, em Brasília, foram avisados de que a reversão do quadro eleitoral no Rio Grande do Sul é prioridade do PT nacional. Mais do que isso: receberam o alerta para não fomentar nenhum tipo de hostilidade adicional com o PMDB gaúcho. A orientação explica o discurso dos apoiadores de Tarso, que aceitam dividir o prestígio do governo federal com o PMDB de José Fogaça, pré-candidato ao governo estadual. Isso não ocorreu nas eleições municipais de 2008, quando os petistas brigaram pelo direito de explorar a imagem de Lula com exclusividade.

"As vindas frequentes da Dilma ao Estado são realmente estratégicas. A intenção é virar o jogo e transferir os votos da base aliada do governo Lula para ela", afirmou um integrante da cúpula do PT gaúcho. Tarso, embora mais ponderado, é outro a acreditar no papel decisivo do Rio Grande do Sul. "Não acho que um Estado dê ou tire a vitória. Mas o Rio Grande do Sul tem uma importância simbólica que vai ajudar muito a Dilma", declarou. Ele ainda usa a estratégia de Serra para cutucar o PSDB. "O Serra elogia o governo federal. Acho difícil a Dilma ser batida nesta eleição", afirmou.

FONTE: Correio do Povo