Estado do Rio e Petrobrás reativarão estaleiro Ishibrás

O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou no dia 10 a reativação do antigo estaleiro Ishibrás, no bairro do Caju, Zona Portuária, agora renomeado Inhaúma, com capacidade para empregar até cinco mil trabalhadores. O acordo, feito entre o governo e a Petrobrás, é mais um passo para a consolidação da liderança da indústria naval fluminense no país.

O anúncio foi feito durante a abertura do seminário Balanço do Setor Naval e Offshore no Estado do Rio de Janeiro, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, no auditório da Firjan, no Centro do Rio.

A área no Caju foi arrendada pela Petrobrás para a construção de sondas e plataformas a serem utilizadas na exploração de petróleo na camada do pré-sal. Para viabilizar o empreendimento, a estatal solicitou incentivos fiscais do governo do estado, o que foi acertado também no dia 10, no Palácio Laranjeiras, durante reunião de executivos da empresa, liderados pelo presidente José Sérgio Gabrielli, com o governador Sérgio Cabral.

“Hoje, a expressão do antigo Ishibrás são dois guindastes quebrados. Agora, a perspectiva ali é a criação de cinco mil novos empregos diretos. Um gol de placa, inclusive, com a recuperação do nome original, Inhaúma, denominação que me agradou muito. Estamos vendo os detalhes finais. Determinei à minha equipe prioridade absoluta para a reabertura desse estaleiro, cuja desativação foi um crime contra o Rio. Como carioca, fico feliz de ver a indústria naval crescer em outros estados, mas o Rio de Janeiro ainda continua firme na liderança e se expandindo ainda mais”, afirmou o governador.

Segundo Cabral, da parte do governo do estado, não há mais empecilhos, faltando apenas um acerto da empresa com a Prefeitura do Rio para a redução de ISS de 5%para 2%, que deverá ocorrer na sexta-feira (14).

O seminário reuniu, aproximadamente, 300 pessoas, entre empresários, executivos e trabalhadores das empresas da cadeia naval e offshore, além de representantes do governo estadual, prefeituras e instituições do setor.

O deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB), que esteve na abertura do seminário, destacou o importante momento do Brasil, que vive um período de crescimento econômico, com a retomada da indústria naval, a partir das novas encomendas da Petrobrás e da Transpetro. “Temos um belo cenário para o setor, declarou o parlamentar, que como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Marítima aprovou importantes projetos que contribuíram para esta retomada.