Câmara aprova urgência para banda larga nas escolas

A Câmara aprovou, nesta quarta-feira, regime de urgência para o projeto que garante internet de banda larga nas escolas, mas a matéria deve ser votada só na próxima semana, uma vez que a oposição conseguiu obstruir os trabalhos para ganhar mais tempo na discussão do texto.  

A proposta permite que recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações, o Fust, financiem a universalização da banda larga nas escolas públicas até o fim de 2013. Terão prioridade aquelas situadas na zona rural.
 
O deputado Jilmar Tatto, do PT paulista, destaca que o projeto dá instrumentos efetivos para ações de inclusão digital no país.
 
"O objetivo é dar acesso a quem não tem acesso. No Brasil, estima-se que apenas 3,5% de banda larga existe na área rural. Na prática, você tem quase 2/3 dos municípios brasileiros onde não existe banda larga. É evidente que há um analfabetismo digital muito grande. Prioritariamente vamos investir nos equipamentos públicos, e depois, a partir do momento que você tem a fibra ótica através da Telebrás, que agora o governo lançou o Plano Nacional de Banda Larga, é possível inclusive o privado ter isso, e aí, sim, com um sistema de fibra ótica, sem precisar ser móvel."